Maringá entra para grupo seleto no Brasil e conquista reconhecimento nacional em auditoria pública

A prefeitura de Maringá conquistou mais um reconhecimento importante no cenário nacional. Por meio da Secretaria de Compliance e Controle, o município recebeu nesta semana auditores da Câmara Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) para a etapa presencial de avaliação da auditoria interna da administração municipal.

Crédito: Ester Bello
Crédito: Ester Bello

A visita técnica faz parte da aplicação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), metodologia internacional criada pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA) com apoio do Banco Mundial. O modelo mede o nível de maturidade das auditorias internas em órgãos públicos e é utilizado como referência em diversos países.

Maringá avança em nível de maturidade

Com a avaliação, Maringá alcançou o nível 2 de maturidade em auditoria interna, tornando-se apenas o sétimo município brasileiro a atingir esse patamar.

Entre mais de cinco mil cidades do país, somente sete possuem esse nível de estrutura e organização nos processos de auditoria:

  • Maringá

  • São Paulo

  • Salvador

  • Rio de Janeiro

  • Porto Alegre

  • Belo Horizonte

  • Londrina

O reconhecimento coloca o município paranaense em um grupo seleto de administrações públicas que demonstram maior maturidade na gestão, controle e transparência dos processos internos.

Reconhecimento ao trabalho da controladoria

O secretário de Compliance e Controle, José Luiz Bovo, destacou que o avanço é resultado do trabalho técnico da equipe responsável pelas auditorias internas do município.

Segundo ele, o resultado reforça o compromisso da gestão com a transparência e com a melhoria contínua da administração pública.

“Esse resultado é fruto do trabalho técnico e dedicado da nossa equipe, que vem aprimorando continuamente os processos de auditoria interna. É motivo de orgulho para Maringá ser o sétimo município brasileiro a alcançar o nível 2”, afirmou.

Avaliação envolveu especialistas de outros estados

A etapa presencial da avaliação foi conduzida pelos auditores Daniel Penaforte, da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco, e Renato Silva, da Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte.

O processo encerra um ciclo iniciado no ano passado, que incluiu reuniões técnicas, análise documental e a autoavaliação realizada pela equipe de Auditores de Controle Interno da prefeitura.

Com o avanço no modelo internacional de auditoria, Maringá reforça sua posição como referência em gestão pública e transparência administrativa no Brasil, destacando-se entre milhares de municípios brasileiros.