As questões ligadas às melhorias no atendimento da saúde foram as mais apontadas pelos moradores dos distritos da Penha, Vila Matilde, Arthur Alvim e Cangaíba durante a sessão pública do programa ”Câmara no Seu Bairro”, realizada no prédio da subprefeitura da Penha, na ultima sexta-feira (23/10/2015).
De acordo com algumas manifestações, os distritos – em especial Cangaíba – possuem uma demanda muito superior à capacidade de atendimento. O Hospital Municipal Doutor Alexandre Zaio foi criticado em alguns pronunciamentos feitos na tribuna.
Maria Denilda Mosselaro, conselheira municipal de saúde da região leste, afirmou que a unidade hospitalar opera em condições muito ruins e não comporta as demandas. “Hoje funcionam apenas 52 leitos, superlotados, não tem UTI, chega uma pessoa enfartada e fica na observação e os médicos fazem milagres”, disse.
Já o coordenador dos conselheiros participativos de Arthur Alvim, Matheus da Silva Ribeiro, fez questionamentos com relação ao processo de ampliação do hospital. “Estava previsto no Plano de Metas, mas pelo que a gente sabe não foi separado uma emenda orçamentária para ser construído no ano que vem, isso finalizou agora em setembro e por isso nosso descontentamento em relação a isso”, argumentou.
Florisvaldo Ferreira dos Santos, conselheiro participativo municipal representando o Distrito de Vila Matilde e presidente do Diretório Zonal do PSDB de Vila Matilde, fez questão de reforçar os pedidos dos oradores anteriores referente ao Hospital Alexandre Zaio “Mesmo não querendo ser repetitivo, eu não poderia deixar de registrar a importância que o Hospital Alexandre Zaio representa para a Zona Leste, cuja construção e ampliação foi prometida pelos quatro últimos Prefeitos e pelo que estamos assistindo, mais uma vez não será construído. A secretaria da saúde vem acompanhando a luta dos moradores, só que não temos o efetivo apoio de nenhum dos 55 vereadores da cidade, muitos deles eleitos com e expressiva votação da nossa região”. Falou sobre a paralização da obra do corredor de ônibus da estrada de Itaquera “gostaria de fazer um pedido especial as autoridades presentes, especialmente o subprefeito da Penha que é a continuidade das obras do corredor de ônibus da estrada de Itaquera, a qual se encontra parada, causando um transtorno no transito local, sem nenhuma justificativa para população”. Cobrou a execução do viaduto do cruzamento da Estada de Itaquera com a Avenida Aricanduva. “Esta obra foi contemplada no Plano de Metas para 2015 e sua construção nunca foi iniciada”. Finalizou, solicitando uma atenção dos vereadores presentes, para que “cobrem dos seus assessores, as reivindicações que a população registra”, especialmente do presidente da sessão, Sr. Antonio Nonato, para que o mesmo “adote um critério especial para todos os conselhos municipais, para que os mesmo tenham voz e vez junto a mesa diretora da Câmara Municipal de São Paulo”.
O presidente da Câmara Municipal, Antonio Donato (PT), disse que as demandas apresentadas serão tratadas da melhor maneira possível, e no caso da saúde, adiantou que vai tratar com o secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha.
“A questão da saúde é um desafio em toda cidade. Nós vamos dialogar com o secretário Padilha para ver o que é possível fazer emergencialmente e o que depender da Câmara, do ponto de vista de um debate orçamentário, de propostas de médio prazo, nós também vamos trabalhar. Ficou claro que esta é uma questão central aqui da Penha”, pontuou.
“Temos carência na saúde também em Cangaíba, Engenheiro Goulart, Vila Silvia, há terrenos para que façamos alguma coisa em termos de UPA ou mini-hospital”, ponderou o vereador Toninho Paiva (PR), que também elogiou a ação da subprefeitura. “Eu posso afirmar, convicto, de que a subprefeitura da Penha tem uma atuação que a gente tem que glorificar. As praças estão revitalizadas, organizadas com aparelhos para terceira idade, enfim”, finalizou.
O vereador Alessandro Guedes também apontou avanços na região e elencou outras demandas. “O transporte público é desafio, regularização fundiária é desafio, bem como os grandes desafios na saúde, mas eu gostaria de destacar mesmo os bairros carentes aqui da região, como a Barroca e a comunidade do Cambalacho, que tem tido avanço neste governo”, comentou.
Mais Verde
Fábio Araújo Pereira, conselheiro do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Penha, abordou aspectos ambientais da região da Penha. O munícipe pediu aos vereadores que trabalhem pela implantação do Parque Ponte Rasa. “Essa é uma luta histórica, de mais de 15 anos. A determinação está no atual Plano Diretor, mas ocorre que por questões burocráticas a prefeitura não implantou”, pontuou.
Também estiveram presentes na sessão do ‘Câmara no Seu Bairro’ os vereadores Conte Lopes (PTB), Edir Sales (PSD), Marquito (PTB), Reis (PT), Salomão Pereira (PSDB) e Valdecir Cabrabom (PTB), além do secretário de Relações Governamentais José Américo.
Ouça a íntegra da sessão pública pela Web Rádio Câmara: http://www.camara.sp.gov.br/camaranoseubairro/sessao-publica/penha/
Blog do Florisvaldo – Informação com Imparcialidade – 27/10/2015
Florisvaldo Ferreira dos Santos
Consultor de Seguros e Benefícios
3 Comentários
Parabéns pelo desempenho e poder representar o bairro, o povo que mais precisa, priorizando com certeza as necessidades Que bom poder te rvez e voz pra buscar melhorias.
Boa tarde.
Florisvaldo Ferreira dos Santos. Ou Outros dirigentes.
Sou Almir Pereira
Gostaria que alguém faça contatos comigo ou marcamos uma reunião,para tratarmos de assuntos para a população da Zona Leste Onde faremos alianças e parcerias entre Partido PSDB,Seus representantes na zona leste,Toda as comunidades e empresas do Setor Privado.
Ampliação dos Projetos existentes e criação de Novos Projetos com Incentivos da iniciativa privada,
Educação,Saúde,Segurança,Esporte,Cultura,Lazer,Cidadania,e outros temas.
011 9 8037-3157 Almir Pereira Oi whatsap
Tenho uma Reunião com Moradores e presidentes na Próxima Quinta-feira.
Aguardamos contatos.
Almir, boa tarde!
Vi a sua solicitação no Blog do Florisvaldo, alusivo a matéria CÂMARA NO SEU BAIRRO que foi realizada em 23/10/2015.
A sua sugestão é muito importante e não pode ser desprezada.
Você representa, ou é membro de alguma entidade?
Onde, quando e como?
Qual o horário desta reunião que você cita na Próxima Quinta Feira?
Gostaria de obter maiores detalhes e dependendo da minha disponibilidade na data marcada, participar.
Florisvaldo Ferreira dos Santos