Já imaginou lançar um foguete feito de garrafas PET’s e alcançar mais de 150 metros de distância da base?
Na última segunda-feira (22/05), estudantes da Escola Nossa Senhora Auxiliadora – Jacuricí da Leste – Município de Queimadas Estado da Bahia, participaram da etapa prática da 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), na qual foi realizado os lançamentos de foguetes construídos com materiais recicláveis, sobre a orientação do professor de Ciências Leonilson Cardoso.
A Mostra Brasileira de Foguetes-MOBFOG, é uma olimpíada inteiramente experimental que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento. O objetivo do projeto é fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
Na Escola Nossa Senhora Auxiliadora, o projeto foi desenvolvido pelo professor Leonilson Cardoso . “A MOBFOG é uma olimpíada experimental realizada anualmente com o objetivo de expandir o conteúdo para além da sala de aula, tornando o conhecimento mais palpável, de forma lúdica, por meio da construção de foguetes com materiais recicláveis que devem ser lançados o mais distante possível. Os foguetes e bases de lançamentos são construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes” – comentou o professor Léo.
Ao longo do projeto foram desenvolvidas algumas habilidades como o conhecimento das forças de interações gravitacionais entre corpos celestes, compreendendo os efeitos sobre o planeta Terra. Os alunos também compreenderam o funcionamento de um foguete e as leis físicas acerca de seu lançamento.
Vejam a seguir, alguns registros do evento:
Fonte e Fotos: Prof. Sérgio de Mainar
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 23/05/2023