Substituto do Cruze desde 2018 na China, o Chevrolet Monza 2023 finalmente foi revelado de maneira oficial pela GM no país asiático. A grande novidade ficou por conta do novo motor eletrificado. Ele é tratado por muitos como Monza Hybrid, mesmo não sendo híbrido de verdade como o Toyota Corolla. Mas seria uma boa alternativa para o Brasil?
As mudanças estéticas foram sutis, concentradas nas partes plásticas para dar um ar mais moderno ao novo Monza. São alterações que fazem parte da nova identidade visual da Chevrolet que estreou no Seeker e que deve aparecer no Brasil através do Onix 2024. Detalhes como friso da grade frontal em X e faróis mais finos marcam as mudanças de estilo.
No novo Chevrolet Monza 2023, a GM trouxe faróis de LED (com seta halógena) e grade frontal maior, com estilo bem esportivo. As rodas são novas, sendo diamantadas na versão RS, enquanto na Premier ela mantém coloração cinza. A traseira tem novo para-choque e mudança sutil nas lanternas, mas fotos não foram divulgadas por completo.
A cabine do novo Chevrolet Monza passou por mudanças pesadas para melhorar o acabamento simples. Ele ganhou uma faixa de couro ao centro e também nas portas. Os plásticos usados agora são mais sofisticados, mas o volante veio do Onix. Ele conta ainda com novo painel totalmente digital colocado de maneira paralela à central multimídia.
Monza híbrido?
Debaixo do capô a grande novidade é o motor 1.3 três cilindros turbo eletrificado. O Monza Hybrid conta com 163 cv e 23,4 kgfm de torque, mas com sistema híbrido leve de 48 volts, onde o alternador é substituído por um pequeno motor elétrico que só auxilia o três cilindros e reduz consumo, mas não movimenta o carro.
Outra opção para o Chevrolet Monza 2023 é o motor 1.5 três cilindros aspirado de 114 cv e 14,3 kgfm de torque. O motor 1.0 turbo do Onix deixou de ser usado no sedã médio. Independentemente da versão, a transmissão é sempre de dupla embreagem com sete marchas.
Vendido somente na China, o novo Monza tem preços entre 94.900 yuan e 108.900 yuan, o colocando na faixa dos R$ 70.490 e R$ 80.550. Por lá, ele concorre com o Ford Escort, mas é um pouco maior que o Volkswagen Santana (esse concorre com o Onix Plus).
Fonte: João Brigato (AutoMais)