Baseado no Opel Vectra europeu, lançado originalmente na Alemanha, em 1988, o Chevrolet Vectra foi produzido pela General Motors do Brasil entre os anos de 1993 e 2011. Considerado um marco na história da indústria automobilística brasileira, se destacou pela tecnologia que empregava na época de seu lançamento, em fins de 1993, principalmente se comparado a seu antecessor, o Chevrolet Monza. Sua produção foi encerrada em 2011, com a chegada do novo modelo, o Chevrolet Cruze.
O Vectra de 2ª geração produzido entre os anos de 1996 e 2005, foi o mais marcante no mercado brasileiro, sendo considerado o sedan preferido da classe média na época, chegando a ser o líder de vendas em sua categoria. O Vectra ”B”, como também ficou conhecido, teve 313.035 unidades produzidas.
O Vectra CD é o modelo mais revolucionário do modelo e ficou conhecido como Vectra “B”, possuindo um design inovador como uma aposta revolucionária da GM.
De acordo com o caçador Julio Raridades, o proprietário do veículo preservou absolutamente tudo como saiu da fábrica da Chevrolet, como a pintura, os pneus Pirelli P500 e alguns plásticos em seu interior. O carro ano 1996 da reportagem possui apenas 1.652 Km rodados.
“Quando o vi no Showroom da DISBRASA foi paixão a primeira vista, o design do carro e de seus retrovisores dando uma impressão de continuação do capô me encantaram e me fizeram comprar o carro.Paguei caro, mas fui muito feliz na escolha e fiz questão de preservá-lo assim, quase sem uso. Preferi usar outros carros aqui de casa e por isso o guardei, pois considero uma Obra de Arte sobre rodas. A GM acertou em cheio !!!” destacou
O motor do modelo é 2.0 litros de 16v que produzia, 141 cavalos de potência com torque de 19,6 kgfm a 4000 rpm. Além disso, é capaz de acelerar de 0 à 100 km/h em 10,1 segundos, e possui uma aceleração máxima de 208 km/h.