Lançado no final da década de 1970, o Toyota Supra se tornou um ícone da cultura de carros JDM para muitos apaixonados por automóveis. Ele também se tornou um assunto controverso entre os fãs mais recentemente.
O A40/50 original era mais parecido com um Toyota Celica liftback maior do que qualquer outro modelo, enquanto a segunda geração (A60) começou a se destacar com uma frente diferente e faróis pop-up populares na época. A partir da terceira iteração (A70) lançada em 1986, o Supra se tornou totalmente independente do Celica e se estabeleceu como um carro esportivo de sucesso.
É assim que chegamos à icônica quarta geração do A80, lançada em 1993, que estabeleceu o Supra como um ícone da modificação de carros JDM da Toyota. Curiosamente, a quinta geração, lançada em 2019, optou por se distanciar radicalmente do passado e agora o J29/DB GR Supra é fabricado em conjunto com o BMW Z4 na fábrica da Magna Steyr em Graz, na Áustria, ao lado do roadster bávaro.
De acordo com o Auto Evolution, o lançamento da quinta geração do Supra foi controversa entre os fãs devotados da quarta geração (A80). No entanto, ao invés de ficar irritados com o novo Supra, os fãs do estilo JDM de carros esportivos devem se concentrar em enfrentar o novo Nissan Z 2023. Alguns podem achar que atualizações também são necessárias, especialmente porque o acabamento A91-MT, que oferece uma opção de transmissão manual, é mais caro (US $ 58.845) do que o Z, que oferece essa opção pelo mesmo preço da versão de entrada com transmissão automática de nove velocidades (US $ 39.990).
Provavelmente alguns fãs do Supra sentiram a vontade de fazer suas próprias modificações ou ajustes. Isso é exatamente o que o designer automotivo turco Evrim Ozgun fez quando decidiu criar uma versão atualizada e ajustada do Supra com design Euro-JDM, utilizando as ferramentas de criação de conteúdo digital para carros.
O designer automotivo turco Evrim Ozgun criou uma versão atualizada e ajustada do Toyota GR Supra com um widebody sutil, completamente remodelado e com design Euro-JDM. O carro hipotético é apresentado tanto em um ambiente de estúdio CGI quanto em cenários do mundo real, e está disponível nas cores cinza sutil e marrom elegante. Ele se junta a outras criações de Ozgun, como o Ford Mustang Shelby GT500 ajustado, o Dodge Challenger SRT modificado, o icônico R34 Nissan Skyline GT-R de 2024 e o Chevy Camaro ZL1 de próxima geração de 2024.
Características do Toyota Supra
O Toyota Supra é um carro esportivo com linhas musculosas e uma arquitetura tradicional, que infelizmente ainda não está disponível no Brasil, mas é vendido na Argentina.
O Supra 2023 é uma máquina super potente e dinâmica, com um motor de seis cilindros em linha, 3.0 Twin-Scroll Turbo de 382 cv, torque de 50,87 Kgfm e câmbio automático ZF de oito marchas. Além disso, a distribuição de peso igualmente dividida entre os eixos e a tração traseira contribuem para um excelente equilíbrio dinâmico. Ele é capaz de atingir uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, e acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.
As rodas forjadas de 19 polegadas de série do Toyota Supra, com pneus Michelin Pilot Super Sport 255/34 na dianteira e 275/35 na traseira, e as pinças de quatro pistões da Brembo, devem fornecer uma aderência excepcional e uma excelente frenagem. Esses componentes de alta qualidade devem ajudar a maximizar o desempenho do carro em condições de alta velocidade e em curvas.
O carro carrega características tecnológicas e de conveniência de alta qualidade, como bancos esportivos tipo concha revestidos em Alcantara com suporte aprimorado para o corpo em curvas mais acentuadas, um Head-Up Display que projeta informações de direção e navegação no para-brisa, duas opções de tamanho de central multimídia (6,5 polegadas e 8,8 polegadas), um sistema de som premium JBL com 12 alto-falantes, Cruise Control adaptativo com stop/start, bancos reguláveis eletricamente com funções de memória e um Head-Up Display.