Três casos importados de sarampo foram confirmados na Bahia e, por conta disso, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) emitiu um alerta para o surto da doença, nesta segunda-feira (29). Segundo o órgão, o primeiro caso foi de um morador de São Paulo que chegou com a doença em Porto Seguro, no sul da Bahia, em junho deste ano.
O segundo caso foi de uma pessoa que chegou de São Paulo a Salvador e o terceiro foi de uma adolescente de 12 anos que viajou para a Espanha e voltou para a capital baiana. A Sesab informou que está trabalhando para adotar medidas para a prevenção de surtos e para a detecção precoce da doença.
Os principais sintomas do sarampo são tosse seca e irritativa, febre alta, coriza, sensibilidade à luz, manchas vermelhas na pele e dores no corpo. As complicações podem gerar infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro.
Em 10 de agosto, um sábado, acontece o Dia D de vacinação, segundo a Prefeitura de Salvador. As vacinas serão disponibilizadas nos postos de saúde, entre 8h e 17h.