Alvinegro praiano foi decisivo para os títulos da seleção brasileira em mundiais
Uma nova Copa do Mundo está rolando na Rússia e a seleção brasileira entra mais uma vez como uma das mais fortes candidatas ao título. Muito do favoritismo do Brasil se deve aos grandes jogadores do passado, que levaram para o mundo um futebol que encanta gerações até hoje. Grande parte desses atletas pertenceu a um clube que ainda revela muitos craques para a o time pentacampeão: o Santos FC.
O Santos, clube da Baixada de São Paulo, tem a tradição de ceder grandes jogadores e contribuir com a nossa seleção canarinho. Em várias oportunidades, os craques santistas foram decisivos na conquista dos títulos. Portanto, se o Brasil hoje é pentacampeão e vai ao continente europeu em busca do hexacampeonato, deve muito ao que o Peixe fez no passado e ainda faz no presente.
Conheça os craques do Santos que ajudaram o Brasil a ser pentacampeão
O Santos FC teve muitos atletas importantes defendendo a seleção brasileira. É um dos clubes que mais cedeu jogadores ao time de nosso país. Vamos relembrar a bela relação do alvinegro praiano com o nosso escrete tupiniquim:
- Pelé
Eleito maior atleta do século XX pelo Comitê Olímpico Internacional, Pelé é, sem dúvidas, o maior de todos e mais conhecido jogador da história do Santos, do futebol brasileiro e mundial. Por onde vai, nosso Rei é idolatrado, seja em nosso país ou no exterior. É, até hoje, o único jogador tricampeão mundial da história (1958, 62 e 70). Edson Arantes do Nascimento, como foi batizado, é também o mais jovem a marcar em uma Copa do Mundo e a atuar em uma final do evento.
- Edu
Em 1966, por sua vez, Edu, outra joia da base do Peixe, foi o mais jovem jogador inscrito na Copa do Mundo, quando ainda nem tinha 17 anos completados. O jogador ainda voltaria a ser convocado em 1970, participando do grupo que trouxe em definitivo a Taça Jules Rimet para o Brasil.
- Pepe
Pepe é o segundo maior artilheiro da história do Santos, perdendo apenas para Pelé. Ao todo, foram 405 gols marcados em 750 partidas. O “Canhão da Vila”, apelido dado por seu fortíssimo chute de esquerda, foi bicampeão do mundo pela seleção brasileira nas Copas de 1958 e 1962.
- Lima
Lima era considerado um jogador extremamente polivalente, pois jogava em várias posições como volante, lateral direito, esquerdo e zagueiro, chegando até a atuar como atacante na final de um dos dois títulos mundial conquistados com o Peixe. O atleta fez quase 700 jogos pelo clube e 19 pela seleção brasileira, tendo atuado em três partidas na Copa do Mundo de 1966.
- Zito
Apelidado de “Gerente”, Zito era um verdadeiro líder do time dentro de campo. O jogador atuou no Santos por 15 anos, entre 1952 e 1967, tendo jogado 733 partidas e marcado 57 gols. Pela seleção brasileira, o craque santista foi um maestro nas conquistas das Copas do Mundo de 1958 e 1962. Na Copa de 1962, o meia fez um dos gols na final contra a Tchecoslováquia, quando o Brasil venceu por 3 a 1.
- Dorval
Nos anos de 1960, Dorval formou com Coutinho, Pelé e Pepe um dos maiores ataques da história do Santos e do futebol mundial. É considerado por muitos como o melhor ponta-direita da história do clube. Pela seleção brasileira, o craque atuou em sete partidas, mas, infelizmente, não representou o clube numa Copa do Mundo pela desvantagem de ter Garrincha como concorrente. Mas, quem viu garante: era um craque.
Tradição de revelar craques continua
Para quem acha que o Santos FC parou no passado, se enganou. O clube continuou a ter muitos craques sendo revelados na Baixada Santista, que envergaram o manto alvinegro e depois foram convocados para a seleção brasileira. O mais recente deles é Neymar, que deixou o Peixe em 2013 para o Barcelona e defende o Paris Saint-Germain atualmente. O “Menino da Vila” é a principal esperança da equipe de Tite em busca do hexacampeonato mundial na Rússia. Veja alguns grandes jogadores que passaram recentemente pela base do alvinegro praiano e atuaram também pela equipe canarinho:
- Elano (2001–2004 / 2011–2012 / 2015–2016);
- Robinho (2002–2005);
- Diego Ribas (2002–2004);
- Renato (2000–2004 / 2014–);
- Paulo Henrique Ganso (2008–2012);
- Neymar (2009–2013).