Agricultores e agricultoras familiares da Associação Quilombola do Poço e Adjacências, do município de Antônio Cardoso, receberam, nesta segunda-feira (30/09), a primeira padaria da agricultura familiar instalada em contêiner. O equipamento foi entregue pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que a padaria contribuirá para o abastecimento da alimentação escolar com produtos derivados da mandioca e afirmou que esse é apenas o primeiro de muitos empreendimentos que virão. “Até o fim do ano, vamos inaugurar uma queijaria em Aiquara, uma unidade de leite em São Gabriel e uma empacotadora de aipim a vácuo em Aporá, todas nesse inovador modelo em contêiner”, informou Jeandro.
Também foram entregues equipamentos de ponta, essenciais para o funcionamento da padaria, como forno, batedeira e amassadeira industriais. “A chegada desta padaria vai nos ajudar a nos profissionalizar, produzir mais e melhor os pães, biscoitos, sonhos, beijus e outros produtos. Nosso objetivo é comercializar em Antônio Cardoso e expandir as vendas para outros municípios”, afirmou André Luís Teixeira, presidente da Associação Quilombola do Poço e Adjacências.
Para assegurar a sustentabilidade da tecnologia e inovação que chegam à comunidade quilombola, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoverá cursos de formação, capacitando os associados para a produção de pães, bolos e outros derivados da fécula de mandioca.