Eis a pergunta, porque fazer o balanceamento de pneus? De antemão, o serviço é um item básico da manutenção do carro e requer certa periodicidade. Rodas desbalanceadas podem causar vibrações desconfortáveis no volante durante a condução e também resultam em desgaste prematuros dos componentes da suspensão, direção, peças rotativas e pneus.
Para tirar todas as dúvidas, falaremos mais sobre o balanceamento a seguir, siga na leitura!
Entenda o que é o balanceamento
O objetivo do balanceamento do pneu é distribuir o peso igualmente em toda a circunferência do pneu, evitar vibrações e aumentar a vida útil do mesmo. Isso é feito através da aplicação de pesos de chumbo: quando uma roda está desbalanceada, é fixado um peso de chumbo na roda para que assim a distribuição do peso do veículo volte a ser uniforme.
Quando e porque fazer?
Com relação à periodicidade com que você precisa efetuar um balanceamento nos pneus do seu carro, isso pode variar bastante. Claro, ao sentir vibrações ao rodar, procure realizar o ajuste o mais rápido possível.
Além disso, é indicado efetuar essa correção a cada seis meses, sempre que trocar os pneus, após realizar algum reparo no pneu ou na câmara de ar e depois de rodar cinco mil quilômetros.
Os principais fatores que causam o desbalanceamento dos pneus são, além do desgaste natural, os impactos que ocorrem no dia a dia. Choques com o meio-fio e passar por buracos, por exemplo, afetam o alinhamento e fazem com que o automóvel apresente vibrações ao rodar.
E são justamente essas vibrações, que podem ser sentidas no volante e até mesmo no assoalho do veículo, os principais “sintomas” desse problema. Portanto, fique atento a esses indicadores que evidenciam o desbalanceamento.
Tenha uma loja especializada em pneus por perto!
Na KD Pneus, você realiza o balanceamento e alinhamento, além de ter as melhores marcas de pneus à disposição, com 5 anos de garantia, pagamento facilitado e retirando em nossa loja de pneus física, a instalação é grátis (exceto blindados, vans e caminhões).