Um dos tantos itens existentes para fixação, a porca garra é um dos materiais mais comuns em grandes indústrias. Ela, porém, é pouco conhecida por quem não atua em diversos segmentos que não sejam a fixação industrial. Chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre o objeto que é importantíssimo para uma série de instrumentos.
Indo mais a fundo
A porca garra é muitíssimo conhecida por todos os profissionais que trabalham, direta ou indiretamente, no setor moveleiro.Outras das suas tantas funcionalidades estão na aplicação direta na madeira. De afixação simples no material e fabricada em aço de baixo carbono, a peça possui vida útil extensa e pouco sofre com o desgaste natural. Ela é comercializada juntamente com uma rosca com duas unidades de medida: milímetros ou polegadas.
Como o próprio nome já deixa claro, a garra presente no material possui uma espécie de garra nas extremidades que facilita bastante ao ser tocada por rodízios e apoios em móveis – sobretudo em cadeiras, objeto que, com bastante frequência, recebe o item.
Sobre porcas em geral
Via de regra, porcas são elementos para fixar fusos ou parafusos – por correspondência, por sinal, são as fêmeas dos últimos citados. São conhecidas por serem componentes de formato cilíndrico, pressionando o parafuso à superfície em que são colocados – e garantem fixação mais eficiente de duas bases quaisquer.
Existem uma série de tipos de porcas – a porca garra é apenas uma dela. Porcas de aperto manual, por exemplo, são as mais comuns e utilizadas em fabricações, construções e na indústria – sendo muito comuns em móveis pela aplicação e extração manualmente que permitem. Porcas de segurança existem para conferir mais fixação e estabilidade para parafusos e peças, com ótimo rendimento para impedir frouxidão ou danificação em superfícies. Já a porca de solda é utilizada quando a fixação de um parafuso não acontece da maneira natural por qualquer motivo – impedindo, dessa maneira, espanamentos e afrouxamento de junções, para que todo o sistema se mantenha seguro e firme.
Cuidados ao comprar porcas
Antes de mais nada, ao comprar porcas em uma empresa especializada e de confiança, verifique se todas têm a mesma tonalidade: peças mais gastas costumam ter outros matizes – e, por estarem mais gastas, não devem ser utilizadas. Também é importante observar se todos os materiais são do mesmo tamanho e diâmetro – falhas como essas podem prejudicar deveras a fixação de superfícies. Por fim, também é necessário identificar se as bases nas quais as porcas serão instaladas são correspondentes ao item comprado, tal qual os demais itens utilizados na instalação – como parafusos e arruelas.