A Volkswagen Saveiro, com mais de 13 anos no mercado e diante da forte concorrência, seguirá firme na mesma geração por mais alguns anos no Brasil. Uma nova reestilização está sendo preparada para dar à picape um fôlego extra e mantê-la competitiva no disputado segmento. Vale destacar que alguns novos Detalhes recentes foram antecipados por meio de flagras.
As projeções baseadas nas imagens espiãs revelam ainda mais sobre o que está por vir para a Volkswagen Saveiro. De acordo com as renderizações publicadas pelo Instagram “KDesignAG“, a Saveiro 2024 terá linhas inspiradas nos SUVs da marca.
Entre as principais novidades para a Volkswagen Saveiro 2024, destaca-se a grade frontal ampliada e formada por filetes mais encorpados, integrados aos faróis. Abaixo, o para-choque será bem mais pronunciado e adotará diversos elementos plásticos contrastantes com a pintura da carroceria. Tudo indica que a Volkswagen se inspirará no Taos na solução de design em “X” para a grade frontal. Já do Nivus, virá o formato dos faróis de neblina, posicionados na extremidade do para-choque. A reestilização tem o objetivo de tornar a Saveiro mais atraente e competitiva no mercado, e deve ser lançada em breve.
Já na parte mecânica, tudo indica que a Volkswagen Saveiro 2024 seguirá sem mudanças, mantendo o motor 1.6 16V MSI, já modificado para atender às regras do Proconve L7. O motor entrega 116 cv de potência e torque de 16,1 kgfm. Há especulações sobre a oferta do câmbio automático de 6 marchas, devido à grande procura por transmissões desse tipo. Vale lembrar que a rival Fiat Strada oferece caixa CVT e tem filas de espera de meses por versões desse tipo. A Volkswagen deve anunciar oficialmente a nova Saveiro e suas características, em breve.
No início dos anos 80, a família Gol já possuía relativo sucesso, mas faltava uma picape para o portfólio da Volkswagen. A Fiat e Ford já possuíam suas respectivas pick-ups “Fiorino” e “Pampa”, e a Volkswagen, vendo essa necessidade, desenvolveu e lançou em setembro de 1982 a Saveiro, como uma opção para os clientes interessados em um veículo desse segmento. A Saveiro foi projetada para ser uma picape compacta, mas com boa capacidade de carga e robustez, e se tornou um sucesso no mercado brasileiro.
O nome Saveiro foi inspirado em uma embarcação nordestina que transporta passageiros e carga, fazendo jus à funcionalidade do carro. A picape foi lançada com o DNA do Gol, equipada com o velho motor boxer 1.6 refrigerado a ar, um motor confiável, mas ultrapassado em comparação com seus concorrentes. Na época, seus concorrentes eram mais modernos e possuíam refrigeração a água. A Volkswagen introduziu o propulsor refrigerado a água na linha 1985, fazendo com que a Saveiro ficasse mais competitiva e confiável. A Saveiro é uma opção interessante para quem procura uma picape compacta, mas com boa capacidade de carga e robustez.
Apesar da aposentadoria do Gol, a Volkswagen Saveiro segue firme e forte, enfrentando de peito aberto a concorrência e conquistando mercado.