O mercado de Picapes está em alta não só no Brasil como em todo o mundo, a julgar pelas picapes Ford Maverick, Fiat Toro, dentre outras. Já imaginou na possibilidade uma Picape da Jeep em 2023?
O design brasileiro Kleber Silva resolveu se antecipar e realizou uma incrível projeção do carro que poderia tranquilamente ser a futura picape da Jeep. Batizada de Jeep Liberty, a proposta do design para uma improvável versão picape do SUV Jeep Renegade acabou chamando a atenção.
Para o projeto, o design utilizou por base o Ford Maverick, picape derivada do Ford Bronco Sport e adicionou elementos visuais do Renegade e do Jeep Gladiador, o que acabou originando o Jeep Liberty Picape.
Francamente, o resultado parece totalmente viável para a produção, especialmente considerando que a Jeep só precisaria adaptar a plataforma Renegade para produzir um rival direta para os novos Hyundai Santa Cruz e Ford Maverick, porém como o grupo Fiat já possui a Fiat Toro no mercado nacional, dificilmente poderemos ver esse tão audacioso projeto virar realidade.
Possibilidade de picape baseada no Jeep Renegade já foi cogitada
Picapes com chassi monocoque compacto, também chamados de SUPs, estão começando a entrar no competitivo mercado brasileiro e também no global. A FIAT e a Renault abriram o jogo com a Toro e a Oroch e a Ford está perto da introdução do Maverick, um modelo que será produzido no México.
O rumor de que um Jeep Renegade Pickup pode chegar ao Brasil no futuro ganhou força no ano passado.
A Jeep pode se aproximar dessa tendência, quando questionado, Christian Meunier, chefe global da marca, disse que não descartou a chegada de tal veículo. “Tudo é possível.”
Aparentemente, o pedido para produzir uma pick-up sob o Gladiador vem da mesma empresa, já que foi a divisão australiana que tornou público que espera um modelo mais compacto do Gladiador.
Para gerar ainda mais especulação sobre o assunto, colegas de mídia australianos, Carsales, dizem ter tido acesso a uma fonte anônima que apontaria a possibilidade de um novo Jeep Renegade Pickup que deveria ocupar o lugar deixado. a Dakota.
Embora, ao mesmo tempo, tudo indica que no final a mesma plataforma que gladiador seria usada, ajustada apenas para obter um espaço de carga maior. Outra especulação da Carsales é que essa pick-up poderia ser montada na plataforma da FIAT Toro (conhecida em outros mercados como RAM 1000), que também é usada pelo Jeep Renegade e Compass.
Na verdade, seria necessário o último como um ponto de partida, então eles até se atrevem a antecipar que poderia compartilhar linhas de produção no México e, assim, garantir seu sucesso na América do Norte.
Se levarmos em conta que Toro, Renegade e Compass também são fabricados na mesma fábrica da FCA no Brasil, não seria razoável pensar nesse Jeep no Brasil, principalmente no curto prazo, porém não custa nada sonhar.
Fonte: MundoFixa