Uma escola britânica comprou 10 aspiradores de pó e colocou seus alunos para limparem as salas de aula. A diretora afirma que a medida ensina respeito aos estudantes e também diminui a carga de trabalho do zelador.
Hilary Priest, a diretora da escola The Grove, diz que teve a ideia depois de assistir a um programa de TV sobre a educação no Japão. “Nós achamos que seria uma boa forma de fazer com que todos, inclusive as crianças, respeitassem nossa escola e o ambiente”, afirma.
Cada uma das 10 salas de aula tem seu próprio aspirador. Os alunos se revezam na limpeza. Há apenas um local que está livre das tarefas de limpeza coletivas: a recepção, que é muito pequena, diz a diretora.
Ao ser questionado se ele e seus colegas deveriam limpar a sala de aula, Noah, de seis anos, falou: “Sim, estamos protegendo nossa escola”.
Imogen, seu colega, disse: “Minha mãe diz que isso é bom porque, quando eu crescer, eu vou saber como usar o aspirador de pó”.
A diretora Priest diz que a limpeza feita pelas crianças também está ajudando o orçamento da escola. “Nós não precisamos aumentar a carga horária do zelador. Na verdade, ele não tem tido muito trabalho na limpeza das salas de aula desde que as crianças começaram a aspirar o pó, há cerca de três meses”.
Essa não é a primeira vez que as pessoas ao redor do mundo se impressionam com a atitude dos japoneses em relação à limpeza. Na Copa do Mundo de Futebol de 2018, na Rússia, os torcedores ficaram impressionados quando os japoneses limparam de forma meticulosa seus assentos nos estádios após os jogos.