O Hyundai Santa Fe 2024 foi revelado no Salão do Automóvel de Los Angeles e representa uma mudança radical, abraçando a ideia de que ‘o geométrico é belo’.
Programado para chegar às concessionárias em março, o crossover parece ter sido projetado exclusivamente com uma régua, já que curvas suaves deram lugar a linhas retas e detalhes angulares. Embora o visual não seja uma grande surpresa neste ponto, o modelo se destaca por ter faróis em forma de H, para-lamas angulares e um teto ‘flutuante’.
Os designers também incorporaram lanternas traseiras em forma de H, uma tampa traseira mais larga e rodas opcionais de 21 polegadas. Elas são acompanhadas por uma coluna C única com uma “alça de agarre auto-ocultante”, projetada para facilitar o acesso ao rack de teto.
É importante destacar que o Santa Fe 2024 é maior que seu antecessor, agora medindo 190,2 polegadas (4.830 mm) de comprimento, com uma distância entre eixos de 110,8 polegadas (2.815 mm). Estas são aumentos de 1,8 e 1,9 polegadas (46 e 48 mm), respectivamente.
O interior abraça uma “sensação de amplitude” e qualidade. Esta última é evidente nas variantes mais premium, onde os motoristas encontrarão um display curvo panorâmico, composto por um cluster digital de 12,3 polegadas e um sistema de entretenimento de 12,3 polegadas.
Outros destaques incluem um sistema de áudio premium Bose de 12 alto-falantes, um carregador de smartphone duplo sem fio e assentos Relaxation Comfort com descanso para as pernas. O modelo também pode ser equipado com tecnologia de chave digital, um espelho retrovisor digital e um compartimento de esterilização UV-C. Outros destaques incluem poltronas reclináveis elétricas na segunda fileira e um console que pode ser aberto pelos passageiros da frente ou de trás.
Além de algumas características novas e interessantes, o Santa Fe oferece mais espaço na segunda e terceira fileira. O espaço para as pernas na segunda fileira aumentou até 1,4 polegadas (36 mm), enquanto os ocupantes da terceira fileira agora desfrutarão do melhor espaço para as pernas da categoria, com 30 polegadas (762 mm) de espaço.
Detalhes completos sobre o equipamento serão conhecidos mais perto do lançamento, mas o crossover pode ser equipado com uma série de sistemas de assistência ao motorista, incluindo Controle de Cruzeiro Inteligente, Assistência de Condução em Rodovias, Assistência à Prevenção de Colisões Frontais e Assistência de Seguimento de Faixa. Outros sistemas incluem Assistência Inteligente de Limite de Velocidade, Assistência à Prevenção de Colisões Traseiras em Cruzamentos, Assistência de Estacionamento Remoto Inteligente, Assistência de Saída Segura e um Monitor Surround View.
De acordo com o CarsCoops, o Santa Fe também será o primeiro Hyundai nos Estados Unidos com o Aviso de Atenção à Frente, que utiliza uma câmera infravermelha para monitorar os motoristas e detectar para onde estão olhando.
Hyundai Santa Fé 2024 – Motorização
Na parte de desempenho, destaca-se o motor 2.5 turbo de quatro cilindros, capaz de gerar robustos 277 cv (207 kW / 281 cv) e um torque impressionante de 311 lb-ft (421 Nm). Esta configuração representa uma significativa evolução em relação ao antigo propulsor de quatro cilindros de 2.5 litros naturalmente aspirado, que entregava 191 cv (142 kW / 194 cv) e 181 kgfm (245 Nm) de torque.
Para aqueles que buscam uma abordagem mais ecológica, a opção de motorização 1.6 turbo de quatro cilindros híbrido se apresenta como uma escolha sustentável. Com uma potência combinada de 232 cv (173 kW / 235 cv) e um torque de 271 lb-ft (367 Nm), este conjunto mecânico supera a antiga variante híbrida, anteriormente avaliada em 226 cv (169 kW / 229 cv).
Ambas as opções de motorização estão harmonicamente acopladas a transmissões automáticas de seis e oito velocidades, oferecendo assim uma experiência de condução suave e eficiente. Além disso, podemos antecipar a disponibilidade de sistemas de tração dianteira e integral para atender às diversas preferências dos consumidores. Detalhes mais abrangentes, incluindo informações sobre os preços, serão revelados no início do próximo ano.