Depois de debater as Insurtechs, em maio, e a IoT (Internet das Coisas), em junho, agora a Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS) e a Escola Nacional de Seguros (ENS) trarão ao debate “Blockchain no Seguro”, dia 29 de agosto, das 9h às 12h, em São Paulo. O evento é o terceiro da série “Tecnologias disruptivas e seus impactos no seguro” e contará com a participação de quatro especialistas. A entrada é as inscrições devem ser feitas no site da ENS (http://www.ens.edu.br/eventos/detalhes/blockchain-no-seguro-evento-da-serie-tecnologias-disruptivas-e-seus-impactos-no-seguro?local=2)
Sobre blockchain
Ao fazer uma transação, usuários adicionam um bloco (“block”, em inglês) a uma série de outros blocos sequenciais ligados (“chained”) um ao outro por uma função criptográfica do tipo hash (função matemática que gera um código para a mensagem com letras e números). Significa que cada bloco tem valores de dados únicos, imutáveis e irreversíveis, garantindo segurança.
Cada transação feita é acompanhada por uma assinatura digital e nunca pode ser alterada ou excluída. Os envolvidos validam as informações em tempo real e caso alguém tente adulterar, alterar ou apagar um registro, todos saberão. No entanto, o potencial do blockchain vai muito além. Os contratos inteligentes, por exemplo, prometem revolucionar a gestão de negócios em seguros.
Especialistas afirmam que o blockchain causará o mesmo impacto que o surgimento da internet ocasionou no passado. Por ser pautada basicamente em informações, compartilhamento e contratos, a tecnologia de blockchain está provocando enorme disrupção em várias indústrias, inclusive no mercado de seguros.
Um recente relatório do Fórum Econômico Mundial prevê que, em 2025, 10% do PIB será armazenado em tecnologias relacionadas com blockchain. A tendência é que todas as áreas em que há necessidade de certificação sejam beneficiadas por essa tecnologia (apólices de seguro, ingressos, diplomas, cédulas monetárias em papel, certificados de autenticidade de obras de arte e patentes etc.).
Programa
BLOCKCHAIN NO SEGURO – Evento da série “Tecnologias disruptivas e seus impactos no seguro”
Data: 29 de agosto, das 9h às 12h – Local: Auditório da Escola Nacional de Seguros – Rua Augusta, 1.600, Consolação, S. Paulo (SP).
Realização: APTS e ENS
9h: Credenciamento – 9h15: Abertura: APTS e ENS
9h30: Painel 1 – Panorama do Blockchain e a sua aplicação no seguro
Conceitos e valor; cenário internacional e brasileiro; aplicação da tecnologia blockchain em diversos setores, inclusive no seguro; regulamentação.
- RODRIGO VENTURA, fundador & CEO da 88Insurtech e Conselheiro, Mentor & Investidor Anjo no Insper
- WELLINGTON LORDELO, líder da área de Marketing de Soluções e Desenvolvimento de Negócios na Equinix no Brasil
10h10: Debates – 10h30: Café
10h50: Painel 2 – Blockchain no seguro: resultados e tendências
Aplicação; importância; resultados, inovações e tendências.
- ALEXANDRE BAZZI, Direct One
- EDUARDO GUEDES, vice-presidente de Tecnologia e Operações na Seguros Sura
11h30: Debates – 11h50: Encerramento
Fonte: Márcia Alves – Assessora de imprensa da APTS
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 07/08/2018