A leitura abre caminhos para estudantes que participam do Clube de Leituras do Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, localizado no município de São José do Jacuípe. Nesta sexta-feira (26), 60 participantes do clube tiveram aulas de campo e conheceram a Fundação Casa de Jorge Amado, localizada no Pelourinho, e a sede da Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Centro Administrativo (CAB), quando foram recepcionados pela secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, e pela chefe de gabinete, Rowenna Brito, dentre outros gestores da pasta.
Na Fundação Casa de Jorge Amado, os estudantes puderam aprender um pouco mais sobre a vida e obra do escritor baiano, como culminância do projeto “Jorge, o mais Amado”. A iniciativa, desenvolvida por dois meses na escola, oportunizou que os estudantes fizessem a leitura de vários livros de Jorge Amado.
Na SEC, os estudantes apresentaram a proposta do projeto e conheceram a estrutura do órgão. A secretária Adélia Pinheiro falou sobre futuros projetos para os estudantes baianos. “Antes de vir me encontrar com vocês, eu estava em reunião com o pessoal da Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e nós estávamos justamente falando a respeito de uma linha de trabalho para aplicar conteúdos nas escolas para dar apoio a vocês. Fico bastante feliz por este encontro ter acontecido aqui na SEC, hoje”, comentou.
A estudante Adna Rios, 16 anos, 2° ano do Ensino Médio, disse que a sua relação com a leitura mudou após o projeto pedagógico. “Eu sou aquele tipo de leitora que era procrastinadora, mas, depois do clube, comecei a ter mais fome por livros. Do início do ano até agora, eu já devo ter lido uns cinco livros”.
A professora e mediadora do projeto, Senaria Santana, também falou sobre o impacto da leitura na aprendizagem dos estudantes. “O nosso clube de leitura não é atrelado a disciplina e nem vale nota. Buscamos a leitura por prazer, pois acreditamos que o aluno lendo por vontade própria já é um ato educativo”.