O corte a plasma é uma técnica de cortes de chapas metálicas e outros materiais, no qual o corte é realizado através de um processo muito similar ao de soldagem por arco elétrico com gás de proteção.
O processo utiliza um bico com um orifício para constringir um gás ionizado em alta temperatura, até que possa se utilizar para o corte dos materiais selecionados, como o aço carbono, aço inoxidável, alumínio e outros materiais eletricamente condutores.
No entanto, ao utilizar uma máquina de corte a plasma, é comum que os operadores cometam alguns erros que podem comprometer todo o procedimento. Diante disso, selecionamos os erros mais comuns que você deve evitar, continue lendo e saiba mais!
Uso incorreto dos consumíveis
É fundamental que os operadores saibam como usar os consumíveis corretamente, ou seja, nunca os deixarem “estourar” e nunca trocá-los antes da hora.
Usar consumíveis muito desgastados pode estragar as peças de metal e, além disso, causar falhas graves na tocha para corte de plasma e paralisações desnecessárias no processo. Nesse caso, é importante que você fique de olho em alguns sinais que o consumível mostra quando está desgastado:
- Som ou cor do arco;
- Mudanças sutis na altura da tocha de corte plasma.
Descartar os consumíveis antes da hora também é um problema, considerando que custam caro o investimento nesses equipamentos.
Montar a tocha incorretamente
A tocha é um item indispensável para o processo. Sempre que for iniciar o corte a plasma, certifique-se de que a tocha se encaixou firmemente para fazer o bom funcionamento e bom contato elétrico e também, permita que o fluxo de gás e líquido de arrefecimento esteja correto.
Fique atento durante a utilização, nunca aplique graxa nas tochas, isso pode causar formação de destrutiva e queimaduras na tocha!
Outros erros para evitar ao fazer corte a plasma
Confira outros erros comuns ao fazer o corte com plasma:
- Não fazer a manutenção de rotina;
- Não verificar o fluxo do líquido refrigerante;
- Fazer uma perfuração muito baixa;
- Cortar muito rápido ou devagar;
- Usar peças erradas para realizar o serviço.