Troca de fluídos nas indústrias é a principal aplicação dos tubos de aço que passaram por processo de galvanização
Para que serve a galvanização? Essa é uma dúvida comum de quem precisa comprar produtos que passaram por esse processo em lojas especializadas em tubo de aço carbono.
Fabricados para resistir a materiais abrasivos e corrosivos, sem sofrer danos em sua estrutura, os tubos galvanizados são recomendados para condução de substâncias químicas agressivas e para trocas de fluídos nas indústrias. O que faz com que o produto seja muito procurado principalmente pelo setor químico, petroquímico e sucroalcooleiro.
Principais indústrias que utilizam tubos galvanizados
Os tubos de aço carbono podem receber uma camada de zinco como acabamento após sua fabricação. Esse processo conhecido como galvanização permite que o produto tenha certos diferenciais competitivos como, por exemplo, resistência a corrosão.
Essa característica faz com que as aplicações dos tubos galvanizados sejam principalmente a condução de substâncias químicas e trocas de fluídos nos mais variados segmentos industriais. Embora também sejam muito utilizados na construção civil devido a sua rigidez e resistência.
Petroquímicas
Os tubos de aço carbono que passam por galvanização são indispensáveis nesse setor industrial. Isso porque foram fabricados para manipular, processar e transportar substâncias químicas, sem ocasionar danos a tubulação, já que sua baixa rugosidade impede que incrustações sejam formadas. O que é fundamental nas rotinas de trabalho em indústrias químicas e petroquímicas.
Usinas sucroalcooleiras
Os tubos galvanizados são fundamentais nas usinas de açúcar e na produção de álcool. Devido a sua alta eficiência em trocas térmicas, esses produtos facilitam bastante o sistema de evaporação e cozimento.
Sem contar que com esse tipo de tubo de aço carbono, os grânulos e líquidos também são transferidos em segurança e sem danos ao material. Isso porque o processo de galvanização resulta em um produto anticorrosivo e que suporta bem substâncias abrasivas. O que é indispensável no dia-a-dia de trabalho no setor sucroalcooleiro.
Além disso, a higienização simples dos tubos de aço galvanizado é outro diferencial que torna a rotina de trabalho mais prática nesse segmento industrial.
Principais vantagens do uso de tubo de aço galvanizado
- Anticorrosão: o processo de galvanização confere aos tubos de aço carbono um de seus principais diferenciais – resistir a corrosão. Essa característica permite que fluídos sejam conduzidos em segurança, por exemplo, em indústrias petroquímicas.
- Resistência a materiais abrasivos: outra característica que transformou os tubos galvanizados em indispensáveis para muitos ramos industriais inclusive no setor sucroalcooleiro devido a fácil higienização do maquinário.
- Segurança: o tubo galvanizado é um produto que garante total segurança durante sua utilização. Mas, para ter certeza que o produto é de confiança, além de ter passado pelo processo de galvanização, precisa também ter certificado. Dessa forma a indústria sabe que está trabalhando apenas com tubos de qualidade.
- Durabilidade: outro diferencial do tubo de aço com zinco no revestimento é a sua vida útil longa. O que oferece para as indústrias material de alta qualidade e com excelente custo/benefício.
- Rigidez: também é um diferencial dos tubos de aço carbono galvanizados que atrai não apenas os diferentes setores industriais, mas até o ramo de construção civil. Isso porque colabora bastante para o sucesso dos projetos de Engenharia.
- Alta reciclabilidade: além de todas as suas vantagens, os tubos de aço que passam por galvanização são recicláveis. O que contribui para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.