Lidar com vícios não é uma tarefa fácil, principalmente quando o dependente químico não quer ser ajudado e não aceita a orientação de familiares e amigos. A luta contra o vício começa muito antes da internação em uma clínica de recuperação.
Não assumir a dependência química e aceitar ajuda é uma característica muito comum nos dependentes, em alguns casos, o indivíduo até percebe que o vício está destruindo sua vida mas, mesmo assim, não aceita a ajuda de terceiros, prejudicando todo o tratamento.
Diante disso, selecionamos o que você precisa saber para ajudar o dependente químico que não quer ajuda e quando é a hora de contar com a ajuda de profissionais de uma clínica de reabilitação. Continue lendo e saiba mais!
Por que um dependente químico nega ajuda?
A dependência química se qualifica como um transtorno mental, ou seja, ela afeta diretamente a parte cognitiva do paciente, fazendo com que o dependente químico perca o discernimento de todas as áreas da vida particular do mesmo.
Desse modo, é muito comum que o paciente não acredite estar doente e necessita da ajuda de profissionais de uma clínica de internação para dependentes químicos.
Outro fator que contribui para a negação de ajuda, é o medo, causado principalmente pela falta de informação em relação ao tratamento que ele irá receber na clínica de recuperação de drogas.
Como ajudá-lo?
Para que seja possível realizar um tratamento eficaz no dependente químico, é fundamental que você saiba como ajudá-lo, sem causar desconforto, brigas e mais dores de cabeça para a família.
Pensando nisso, confira alguns passos que você deve seguir antes de sugerir uma internação voluntária:
- Converse: antes de tudo, procure mostrar para a pessoa que ela precisa de ajuda, com muita calma e paciência, tente não causar brigas que podem prejudicar ainda mais a situação;
- Explique como o tratamento apropriado é realizado, assim, o paciente irá tirar má impressão que tem dos tratamentos.
Entre em contato com uma clínica de recuperação
Após dialogar com o adicto, é de extrema importância que você procure por profissionais de qualidade, que irão fazer o tratamento eficiente e eficaz em uma clínica de recuperação.
Mesmo se ele não aceitar o tratamento, procure por alternativas que o ajudem a voltar para a vida antes do vício, afinal, o mais importante é que ele supere esse vício!