Um dos Volkswagen mais antigos do mundo, Fusca 1939 com chassi 03 foi restaurado após incêndio e esta valendo R$ 1,3 milhão nos dias de hoje!
O Volkswagen Fusca de chassi 03 foi totalmente restaurado e agora vale aproximadamente 300 mil euros, cerca de R$ 1.300.000.
Esta restauração foi realizada por um Museu na cidade de Hamburgo, na Alemanha, o Prototyp Automuseum, após dois anos de trabalho.
Em 1948, foi encontrado, sem motor, em um galpão e foi adquirido pela família Raffay, dona de uma das primeiras concessionárias da Volkswagen na Alemanha.
Um dos Fuscas mais antigos existentes até hoje, o pré série VW 39 de chassi 1-0003, ou o que restou dele após um incêndio na coleção Raffay, em 2011.
Teve outros automóveis destruídos pelas chamas, havia ainda um raríssimo Lohner-Porsche, modelo híbrido (a gasolina/elétrico) costruído por Ferdinand Porsche, em 1901.
O DIA INTERNACIONAL DO FUSCA:
A cada 22 de junho, os fuscamaníacos de todo o planeta comemoram o Dia Mundial do Fusca.
Foi nessa data que, em 1934, a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã assinou com Ferdinand Porsche o protocolo para a criação e desenvolvimento do Volkswagen.
Em 1995, um grupo de fãs do Fusca que participavam do encontro de Fuscas em Bad Camberg, Alemanha, deliberou e se decidiu pelo 22 de junho com “um dia para tirar o Fusca da garagem e ir dirigindo até o trabalho”. A data ganhou fama também entre os aficionados brasileiros.
O Brasil também tem seu próprio Dia Nacional do Fusca, o dia 20 de janeiro, data do lançamento oficial do besouro feito no Brasil (em 1959).
Fontes: Diário do Nordeste e Mundo Fixa