Maringá: Mulheres que fazem a diferença são homenageadas

Foto: CMM
Foto: CMM

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Câmara de Vereadores de Maringá realizou uma sessão solene para homenagear 23 mulheres com o título de Mérito Comunitário. As escolhidas se destacam nas áreas de educação, saúde, prestação de serviços, meio ambiente, justiça e comércio, entre outros setores fundamentais para o desenvolvimento do município.

A cerimônia reforçou o reconhecimento público ao trabalho feminino que, muitas vezes de forma silenciosa, transforma realidades e impacta diretamente a vida da população maringaense.

Protagonismo feminino em destaque

A presidente da Câmara, vereadora Majô, destacou que o município vive um momento histórico em relação à participação feminina na política. Segundo ela, esta é a legislatura com a maior bancada feminina já eleita na história da cidade.

“Pela primeira vez temos uma mulher vice-prefeita de Maringá, que já assumiu a Prefeitura, e também, pela primeira vez, uma mulher preside a Câmara Municipal de Maringá. Que possamos inspirar novas gerações e mais mulheres a ocuparem um papel de destaque na sociedade”, afirmou.

O discurso evidenciou uma mudança concreta no cenário político local, com maior representatividade e fortalecimento da presença feminina nos espaços de decisão.

Histórias reais de luta e transformação

A vereadora e procuradora da Mulher, Professora Ana Lúcia, ressaltou que as trajetórias das homenageadas vão muito além de conquistas profissionais.

“A história de cada uma não é um conto de fadas. São histórias de luta, sofrimento e injustiças, mas, principalmente, de resistência e de transformação de uma realidade que muitas vezes é muito difícil para a nossa população”, destacou.

As biografias apresentadas durante a sessão demonstraram que o reconhecimento é resultado de anos de dedicação, enfrentamento de desafios e compromisso com a comunidade.

Referências na política estadual

A ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, também participou da solenidade e relembrou o início de sua trajetória política, quando teve sua ficha de filiação assinada pelo ex-governador Ney Braga. Ela destacou o marco histórico de ter se tornado a primeira mulher a governar o estado.

Cida enfatizou que os valores de responsabilidade, dedicação e compromisso com a comunidade foram aprendidos ainda na infância, com os pais engajados na vida pública.

“A população maringaense me acolheu como filha há 37 anos, quando aqui cheguei. Fui recebida com amor e carinho. Até hoje digo que sou filha desta terra. Parabéns a todas as mulheres, cada uma em sua área de atuação. Vocês são vitoriosas e abençoadas por Deus”, declarou.

Representatividade e responsabilidade

A deputada estadual Maria Vitória discursou em nome das 23 homenageadas e destacou a importância de ampliar a presença feminina na política e nos espaços de poder.

“É uma grande responsabilidade falar em nome de todas vocês mulheres valorosas, mulheres fortes, mulheres que são referência e inspiração para tantas outras em diferentes áreas”, afirmou.

A sessão solene reforçou que a homenagem vai além de um ato simbólico. Trata-se do reconhecimento público de mulheres que constroem diariamente uma cidade mais justa, participativa e humana.

Em Maringá, o Dia Internacional da Mulher foi marcado não apenas por discursos, mas por histórias reais de impacto e transformação — exemplos que inspiram novas gerações a ocupar, cada vez mais, seu espaço na sociedade.