A Chevrolet S10 é uma picape de porte médio da Chevrolet produzida no Brasil desde 1995, a pickup campeã de vendas de 1996 até 2005 se prepara para recuperar o território perdido e prometer revolucionar com uma nova geração capaz de assustar qualquer rival.
Logo após lançar a Nova Montana no Brasil, e esgotar o lote inicial de 2.000 unidades na pré-venda, a General Motors tem outra picape da Chevrolet no forno. A montadora acelera o desenvolvimento da nova geração da S10 no País. O modelo produzido na fábrica de São José dos Campos (SP) – na atual geração desde 2012 – será totalmente renovado em 2024. De acordo com o site GM Authority, a nova Chevrolet S10 vai seguir os passos da irmã norte-americana Colorado. Esta, aliás, já está à venda nos Estados Unidos desde julho.
De acordo com o GM Authority, a nova S10 herdará componentes da Colorado. A plataforma GMT 31XX-2, por exemplo, será compartilhada por ambas. Entretanto, design, interior, distância entre-eixos (a Colorado tem 3,34 metros e a S10 3,10 m), assim como a mecânica, serão distintos. Assim, a GM desenvolve a picape “com base em protótipos de gerações anteriores”.
A atual geração do Chevy S10 foi atualizada para o ano modelo 2021, lançando oficialmente no Brasil em julho de 2020. Naquele mês, a GM também comemorou os 25anos do Chevrolet S10 no Brasil, além da produção do milionésimo S10 construído por aqui. A recente atualização do ano-modelo de 2021 incluiu ajustes no exterior com uma fáscia dianteira revisada incorporando uma nova diferenciação de estilo entre os níveis de acabamento, bem como atualizações na cabine com um sistema de infotainment atualizado com integração sem fio Android Auto e Apple CarPlay, além de um novo painel de instrumentos e mais recursos de segurança.
Tudo indica que os dias de domínio absoluto da Toyota Hilux estão contados, a nova S10 promete acirrar ainda mais o tão concorrido mercado, enquanto isso aguardaremos os próximos passos.