Mundialmente conhecido, o sutiã é uma das peças mais usadas e amadas pelo público feminino. Hoje, disponível em diversas cores, tamanhos, modelagens, tecidos e caimentos, ele promete agradar e adaptar-se a todos os tipos de corpos e gostos.
Um dos carros-chefe do setor de lingerie, a peça tornou-se popularmente conhecida e utilizada há, relativamente, pouco tempo, e, por isso, alguns mitos e informações errôneas sobre o item podem acabar surgindo. Portanto, confira a seguir mitos e verdades sobre uma das peças mais cobiçadas do universo feminino.
Usar sutiã pode fazer mal para a saúde?
Mito. Não existe qualquer estudo ou pesquisa realizada por trás dessa afirmação que, portanto, é falsa e não possui embasamento. Para mulheres com busto muito grande, inclusive, o uso da peça pode causar menos dores nas costas, por exemplo, o que garante mais saúde e bem-estar, além de ótima sustentação e mobilidade para as mulheres a curto prazo.
Não usar sutiã pode deixar os seios caídos e flácidos?
Mito. Para aquelas que preferem não usar a peça, em momentos de tranquilidade e conforto em casa, por exemplo, essa é uma ótima notícia! Não há qualquer relação entre o uso de sutiãs, seja push-up, sutiã tomara que caia, ou qualquer outro modelo, e a flacidez dos seios. Com o tempo, nosso corpo sente os efeitos da gravidade, e os seios acabam sendo um dos “alvos”, porém, outros fatores, como alimentação, genética e atividade física são determinantes para a firmeza do nosso corpo, muito mais do que roupas íntimas.
Dormir usando sutiã faz mal para os seios?
Mito. Muitas dizem sentir-se mais confortáveis com o uso dos sutiãs, porém, cientificamente, usá-lo ao dormir não trará nenhum benefício, ou trará mais sustentação para os seios, uma vez que não estamos submetidas à força da gravidade neste momento.
O uso do sutiã, tanto no dia a dia, quanto em suas noites de sono, é indiferente, podendo ser aderido ou não, conforme o gosto e preferência de cada mulher, não trazendo malefício algum para as adeptas. Durante o sono, porém, peças mais confortáveis, como sutiã sem bojo, e modelos em algodão e renda podem ser mais confortáveis e adequados para o momento, caso o uso seja desejado.
O sutiã pode causar câncer ?
Mito, e dos grandes. Essa informação, muito difundida nos anos 90, não passa de uma crença popular errônea, que dizia que o uso da peça poderia prejudicar o funcionamento do sistema linfático, acumulando toxinas e causando câncer de mama. Após pesquisas, foi divulgado que tratava-se de uma falácia, e que não havia qualquer relação entre os dois objetos de estudo.
Usado desde cedo, o sutiã pode ajudar no crescimento dos seios?
Mito. Cada mulher possui sua própria genética e tendências hormonais, o que determina as características de seu corpo, incluindo os seios. Além destes, fatores como o peso corpóreo e alimentação também influenciam no desenvolvimento do corpo, porém, o uso, ou não, de peças íntimas, como o sutiã, não tem qualquer relação com ele.
Preocupe-se em usar a peça quando achar necessário, e atente-se ao tamanho e modelagens mais adequados para seu corpo, e lembre-se de que ele não altera tamanho ou formato de seus seios.
O sutiã deve sempre ser usado no gancho mais apertado?
Mito. Os ganchos existem, justamente, para proporcionar o ajuste e conforto adequados para seu corpo, ao usar a peça. Ao usar peças demasiadamente apertadas, podem surgir problemas como marcas no corpo, alergias e irritações, além do incômodo e desconforto. Procure peças que lhe sirvam perfeitamente, e tragam mais praticidade, comodidade e conforto para seus dias.
Lembre-se também que, como dito anteriormente, o sutiã não possui relação com a firmeza dos seios, logo, usar apenas peças apertadas não garantirá seios mais levantados ou maiores, de nenhuma forma.
Verdades sobre o uso de sutiãs
Agora que já conhecemos e desvendamos alguns mitos, chegou a hora de exaltar essa peça tão querida pelas mulheres brasileiras!
Conforto, segurança e praticidade
Muitas usam a peça com o intuito de sentirem-se mais seguras e confortáveis, devido à sustentação que ela proporciona. Para as que possuem seios grandes, por exemplo, o uso pode trazer grande alívio, ao equilibrar o peso depositado sobre a coluna feminina, trazendo melhora na postura e menos dores nas costas a longo prazo.
Tratando-se de conforto, modelos confeccionados com tecidos leves, como sutiã de renda, ou algodão, e sem aros ou bojos, podem ser sinônimos de itens agradáveis e perfeitos para as que buscam comodidade e bem-estar em primeiro lugar.
Para tarefas do dia a dia, trabalho, e até atividades físicas, portanto, usar o sutiã adequado pode te deixar mais segura e confortável, pronta para enfrentar qualquer obstáculo.
Autoestima e confiança
Ao deixar o busto mais bonito e chamativo, os sutiãs podem trazer mais confiança e poder para os seus momentos, sejam eles partes de sua rotina, pou momentos mais íntimos e especiais.
Usar uma lingerie sexy, ou mesmo um sutiã push-up no dia a dia, podem deixar a autoestima lá em cima, e fazer com que você tenha vontade de se olhar no espelho o dia todo!
Estilo e visuais criativos
Caso você ainda olhe para o sutiã como apenas uma peça de underwear, é hora de rever seus conceitos! Há muito tempo, a peça já está sendo utilizada no mundo da moda para compor looks incríveis e criativos, com propostas diferentes para cada ocasião.
Os modelos em renda, por exemplo, assim como o body, podem ser usados para jantares formais, eventos descontraídos, festas e shows, entre muitas outras ocasiões. Combinações envolvendo os itens e peças como camisas de tule, com transparência ou botões abertos, por exemplo, trarão todo o destaque que a sua peça merece, além de criar visuais para parar o trânsito!
Variedade
Esse ponto é um dos mais importantes, já que garante uma pluralidade de modelos, cores, tamanhos e preços, para atender a todas as mulheres. Tratando-se do último tópico, você sempre pode garantir suas peças com os melhores preços garimpando em sites, ou aproveitando temporadas de black friday lingerie para garantir as melhores compras e preços arrasadores.
Agora você já sabe tudo sobre a peça e já pode olhá-la com outros olhos, não é mesmo? Lembre-se de usar, apenas, aquilo que for adequado para você e traga ainda mais poder e praticidade para seu dia a dia!