A Toyota revelou o esportivo GR Corolla na última sexta-feira (01). No Japão, já era 1º de abril, o que pode ter feito algumas pessoas suspeitarem que poderia ser uma brincadeira do Dia da Mentira. Se fosse esse o caso, a imprensa não teria recebido fotos embargadas.
Há certamente muito mais imagens do novo Toyota GR, mas as que temos em nossa galeria são mais do que suficientes para ver que a montadora japonesa lançará um hatchback compacto muito agressivo. De acordo com o Paultan.org, o Corolla GR manterá o mesmo motor turbo de três cilindros de 1,6 litros que alimenta o GR Yaris, só que com mais potência. Faz sentido: o Corolla e o Yaris compartilham a plataforma TNGA.
O G16E-GTS entregará absurdos 300 cv, ou 39 cv a mais que o GR Yaris e seus 261 cv. Ainda temos que confirmar se a informação realmente se refere ao hp ou ps, que as pessoas geralmente misturam como se fossem a mesma coisa: não são, especialmente quando a potência é alta. Em termos de torque, o poderoso três cilindros entrega 370 Nm (272,9 libras-pés).
O sistema de tração nas quatro rodas que temos no GR Yaris também estará no GR Corolla. O torque e a distribuição de energia mudarão dependendo do modo de condução. Serão 40:60 no Normal, 30:70 no Sport, e 50:50 em Pista.
De acordo com Paul Tan, outra semelhança é o câmbio manual de seis marchas, que será a única opção para este carro. O que realmente vai definir o hatchback compacto se destacar de seu irmão menor é o seu sistema de escape, com três escapamentos. O GR Corolla não terá as rodas forjadas de 18 polegadas da BBS que podem ser encomendadas com o Circuit Pack. De qualquer forma, os futuros compradores podem obter diferenciais de deslizamento limitado Torsen (dianteiro e traseiro) e pneus Michelin Pilot Sport 4S.
Os fãs da Gazoo Racing ficarão muito felizes em saber que a Toyota venderá o GR Toyota em muito mais mercados do que estava disposto a entregar o GR Yaris. Promete ser especialmente popular nos EUA, onde o Corolla já é um dos menores veículos que os americanos estão ansiosos para comprar em bom número. Se for acessível o suficiente para os entusiastas de lá, a Toyota pode vender mais do que é capaz de fabricar.