Quando o assunto é lingerie, as dúvidas não surgem apenas na hora da compra, mas também sobre quando e como usá-la da maneira correta. “Qual o tecido ideal para a calcinha?”, ou “Dormir com sutiã faz mal?” são algumas perguntas recorrentes no dia a dia do mundo feminino.
Por isso, para respondê-las de uma vez por todas, preparamos uma lista de mitos e verdades sobre o tema. Confira a seguir.
O sutiã com bojo realmente ajuda na sustentação dos seios?
VERDADE. Usar sutiã não é sinônimo de ter seios firmes, isso porque existem outros fatores que podem influenciar a sustentação das mamas, como flacidez, idade e até mesmo a lei da gravidade. No entanto, os sutiãs com bojo são grandes aliados nesse processo, acomodando e deixando-os modelados.
Para quem tem seios maiores, os sutiãs de sustentação e os mais reforçados também são indicados, principalmente para a prática de esportes.
Calcinhas de algodão são as melhores?
NEM MITO NEM VERDADE. O que você deve considerar sobre qualquer tipo de roupa em algodão é que esse tecido se ajusta melhor ao corpo, além de promover a respiração da pele. Durante um dia de calor intenso e roupas justas, esse modelo pode ser a melhor opção. É por contribuir com a saúde íntima da mulher que as calcinhas de algodão, quando comparadas às fabricadas em outro tecido, são recomendadas. Mas não são todas as mulheres que as preferem, algumas se adaptam bastante às calcinhas de renda, por exemplo, e não há nada de errado em fazer uso delas.
É errado lavar a calcinha no banheiro?
MITO. Essa é uma ótima forma de cuidar da sua lingerie e da sua saúde, já que os ginecologistas recomendam que as peças íntimas devem ser lavadas em água corrente e com sabão neutro. De acordo com eles, sabão em pó e amaciante podem contribuir para o aparecimento de doenças ginecológicas, como a candidíase.
Portanto, o problema não é lavar a calcinha no banheiro e sim, deixá-la no box; por ser um local úmido, a proliferação de fungos aumenta por lá. O certo é colocar qualquer tipo de lingerie para secar em local arejado e, no caso das calcinhas, passar com ferro quente antes do uso.
Dormir com sutiã de bojo faz mal?
MITO. Apesar de gerar um certo desconforto em algumas pessoas, dormir com qualquer tipo de sutiã não faz mal algum, desde que ele seja confortável e não pressione os seios caso você durma de bruços. É importante encontrar um modelo que se adapte ao seu sono, para isso você pode optar por um de tecido mais maleável. Uma dica para não ter incômodos é dormir com sutiãs sem bojo, sutiãs de renda ou que não possuam aro.
Usar um sutiã de tamanho menor é prejudicial?
VERDADE. Se as alças apertam seus ombros, se ele fica subindo nas costas, ou se ele não comporta seus seios, você está usando o sutiã de tamanho errado, o que pode prejudicar sua coluna. E não é só ela que sofre com isso, usar um sutiã muito apertado pode deixar marcas e feridas na sua pele. Lembre-se sempre: usar um de tamanho menor não quer dizer que seus seios vão parecer maiores.
Calcinha modeladora funciona?
Verdade. Procuradas por muitas mulheres para acabar com o famoso “culote”, as calcinhas modeladoras, por serem maiores e cobrirem parte da barriga, acabam ajudando no processo de definição do abdômen. Lógico que elas precisam estar combinadas à prática de exercício físico para que o resultado seja satisfatório.
Posso mesmo dormir sem calcinha?
Pode e deve! Muitas mulheres sabem disso, mas por falta de hábito não o fazem. Dormir sem calcinha promove a circulação de ar na área, regulando a flora da região íntima e prevenindo doenças causadas pelo abafamento diário da vagina. Se você não se sentir bem ao dormir sem, passe a usar calcinhas mais largas. Falamos da de algodão, mas nessas horas, uma de outro tecido mais leve é a melhor opção.
Agora que você já sabe a resposta de todas as dúvidas sobre o mundo da lingerie, é só colocar em prática as dicas para usar o sutiã e a calcinha certa e assim, melhorar a saúde do seu corpo.