É relativamente comum nos depararmos com brasileiros em diversas cidades espalhadas pelo mundo inteiro. Todo mundo conhece ou já ouviu falar sobre alguém em especial que decidiu “tentar a vida” fora do país.
A falta de oportunidades, a insatisfação com a própria realidade, e até mesmo boas propostas estrangeiras são os principais motivos que levam uma pessoa a abandonar a própria pátria para se tornar um estrangeiro em algum outro lugar.
É fato também, que nem todos encontram as portas abertas lá fora, mas se engana quem acredita que para se dar bem em outros países é preciso de um bocado de sorte.
Todos os anos, governos de diferentes distritos e regiões oferecem bolsas e auxílios para pessoas que estejam dispostas a morarem em uma determinada região.
Os motivos os levam a fazer isso variam, mas no geral a queda do índice populacional é o fator mais recorrente.
Confira abaixo 5 cidades que literalmente pagam para que as pessoas se mudem para elas:
1- Alasca, Estados Unido
Se você nunca se deu muito bem com as altas temperaturas que existem aqui no Brasil. E prefere viver uma vida um pouco mais tranquila e pacata, o Alasca pode se tornar o seu novo endereço.
O estilo de vida levado nesse estado americano é muito diferente do que costumamos a levar em nosso país. O Alasca é categorizado como um estado tranquilo, com baixos níveis de poluição e boas oportunidades de emprego.
O grande problema que a região enfrenta por outro lado, é a drástica diminuição da sua população. Com o passar dos anos o índice populacional do Alasca encolheu gerando uma dor de cabeça para o governo local.
Os habitantes que moram ali estão envelhecendo, e os jovens que ali nasceram, preferem se mudar para estados mais agitados. Por isso a mão de obra é escassa, e como foi mencionado, o mercado de trabalho oferece boas oportunidades.
Para lidar com essa realidade, o governo do Alasca criou uma fundação especial e permanente.
Que promete pagar um fundo de garantia para os possíveis entusiastas que estejam disposto a se mudarem para lá.
Os únicos pré-requisitos básicos para se escrever nesse programa, e literalmente receber para se mudar, é estar disposto a permanecer pelo prazo mínimo de 1 ano no estado e não ter nenhuma passagem pela polícia.
No caso de estrangeiros, também é preciso estar legal no país.
2- Ponga, Espanha
Agora se o seu sonho sempre foi morar na Europa, também existem oportunidades por lá!
Ponga é uma das mais antigas das vilas que existem na região das Astúrias na Espanha. Ela fica localizada em um importante parque natural, por isso é ideal para quem quer fugir do intenso movimento das cidades grandes.
O governo local dessa vila enfrenta o mesmo problema que ocorre no estado americano do Alasca.
A população nativa está envelhecendo, e os jovens não possuem muito interesse em permanecer no local.
Para reverter essa situação o governo está oferecendo uma bolsa de 3.000 euros para quem se habilitar a se mudar para lá.
Essa quantia atualmente equivale a quase 10.000 reais. Além disso um auxílio extra no valor de mais 3.000 euros também é cedido para cada criança que nascer na cidade.
3- Detroit, Estados Unidos
A cidade de Detroit foi profundamente afetada pela crise que ocorreu nos Estados Unidos no ano de 2008. Depois desse episódio a cidade praticamente ficou esquecida, e passou a ser popularmente conhecida como “A Cidade fantasma”.
Para reverter a fama e aquecer mais uma vez a economia local, o governo implementou um novo programa, chamado “Desafio Detroit”, através dele profissionais capacitados são convidados a se mudar para a cidade e receber um auxílio no valor de U$2.500 dólares ou o equivalente a quase 8 mil reais.
Além disso o Governo também oferece auxílio para que esses profissionais sejam inseridos na vida social da cidade, mercado de trabalho e consigam hipotecar um imóvel.
4 – Cataratas do Niágara, Estados Unidos
Outra proposta interessante para quem sempre sonhou em viver o “American way of life” é essa aqui, que foi proposta pelo governo dessa região incrível, a Cataratas do Niágara!
A localização dessa região é bastante privilegiada. A Cataratas do Niágara está localizada próxima à fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, no estado de Nova Iorque.
A oferta que foi feita pelo governo local para atrair novos moradores é direcionada especialmente para recém-formados que tem o interesse de trabalhar na região por pelo menos 2 anos.
O valor que você pode receber apenas para se mudar para lá é o de U$700 dólares mensais, ou o equivalente a aproximadamente R$2.240 reais.
5- Utrecht, Holanda
A Holanda é mundialmente requisitada quando o assunto é turismo. Afinal, quem é que não tem vontade de conhecer os famosos pontos turísticos de Amsterdã por exemplo?
Por outro lado, a região de Utrecht que não é muito movimentada, esta realizando uma espécie de experimento social que tem como objetivo medir a produtividade de pessoas que recebem apoio financeiro.
Por esse motivo o governo oferece uma bolsa equivalente a U$1.000 dólares ou 3.200 reais para quem se habilitar a se mudar para essa bela cidade.
Mas e então querido leitor, você já conhecia alguma dessas oportunidades? Qual delas mais te interessou? Conta isso e muito mais aqui embaixo pelos comentários.
Se você se interessou por esse assunto confira também quais serão as 10 maiores cidades do mundo em 2030.
Fontes: Culturacoletiva.