Tracey Britten fez história na Inglaterra ao se tornar a mulher mais velha a dar à luz quadrigêmeos no país. Com 50 anos, Tracey é mãe de três meninas e um menino, ainda sem nomes definidos. Além dos recém-nascidos, ela já tem três filhos adultos e oito netos entre as idades de sete meses e 11 anos.
Os quadrigêmeos foram fruto de fertilização in vitro. Tracey contou sua história ao jornal britânico The Sun. “Eu só queria um filho e fui abençoada com quatro. É um milagre. Eu tinha percebido que eu fiz história. Me falaram que eu simplesmente não seria capaz com a minha idade.”
Tracey fez o procedimento no Chipre, onde o médico disse que seria possível por ela ter o corpo de uma mulher de 30 anos. Quatro embriões foram implantados para aumentar a chance de sucesso. Três se desenvolveram e um se dividiu para formar gêmeas idênticas.
A gestação dos quatro ocorreu de forma tranquila até que com 31 semanas, um dos bebês começou a ter problemas para continuar se desenvolvendo e poderia prejudicar os outros. Foi quando a mãe foi levada ao hospital para fazer uma cesárea.
Os bebês nasceram no dia 26 de outubro, em Londres, e ainda estão na UTI. Mas todos estão se desenvolvendo muito bem e a mãe tem esperança de levá-los para casa antes do Natal.
Tracey contou que, no início da gravidez, foi aconselhada a fazer um aborto seletivo de dois bebês para que os outros tivessem mais chances e se recusou.
Sobre as críticas que recebe pela decisão de ser mãe aos 50, ela rebate: Ninguém critica Mick Jagger ou Elton John quando eles decidem ser pai nos seus 60 ou 70 anos, então por que estão me atacando por ter 50?”