Em vídeo gravado com os deputados eleitos do PSL Dayane Pimentel (BA) e Heitor Freire (CE), o presidenciável Jair Bolsonaro promete conceder 13º salário para beneficiários do Bolsa Família.
Na gravação, o candidato afirma que já consultou o seu economista, Paulo Guedes, que deu aval para incluir a proposta em seu plano de governo.
Em declaração recente a uma plateia de empresários na CDL de Uruguaiana (RS), o vice de Bolsonaro, general Hamilton Mourão, chegou a dizer que o 13º salário, previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas, era uma “jabuticaba”.
O militar foi desautorizado por Bolsonaro no mesmo dia. Pelo Twitter, o capitão da reserva criticou Mourão e garantiu a manutenção do direito.
Mais votado no primeiro turno das eleições presidenciais, o concorrente do PSL disputa a corrida ao Planalto com Fernando Haddad, do PT, que alcançou 29% dos votos ante 46% do adversário.
Ainda no vídeo, Bolsonaro diz que a proposta de concessão de 13º salário para cadastrados no Bolsa Família é de autoria do seu vice na chapa.
“Essa despesa a mais”, afirma o deputado federal, “nós vamos tirar combatendo a fraude nesse programa, que, para muita gente, é essencial”.
O candidato prossegue: “Falar de tirar o Bolsa Família é um ato de desumanidade. Pelo contrário. Vamos fortalecer e dar pra quem necessita. Nordeste, aquele abraço”.
O parlamentar ressalta ainda o desempenho que teve na região no primeiro turno: “Em cinco das nove capitais, fomos vitoriosos. Vamos dobrar essa meta no Nordeste e vamos juntos com essa bancada maravilhosa de nordestinos para Brasília”.