A Toyota Bandeirante foi inicialmente montada no Brasil ainda sob o nome Land Cruiser FJ-251 (Série J5), a partir de 23 de janeiro de 1958.
Assim, o Land Cruiser brasileiro passou a ser a série J5, em contraste com a série J4 japonesa. Mas a série J5 que designa o Land Cruiser brasileiro não pode ser confundida com a série J5 do Land Cruiser japonês, um Station Wagon (perua longa com quatro portas que nos anos 60 foi produzida principalmente para o mercado norte-americano, onde obteve um considerável sucesso).
A fabricação do Bandeirante no Brasil foi nacionalizada a partir de maio de 1962. A produção só se encerrou em novembro de 2001. Nesse período, o mais longo que um mesmo modelo de automóvel já teve de produção no Brasil, foram montadas 103.750 unidades, que sobem para 104.621 se somados os Land Cruisers montados em CKD.
Tal como a nova Kombi elétrica, o Toyota Bandeirante já retornou ao Mercado. Estamos falando do Compact Cruiser EV, um jipe apresentado no ano passado em ação conjunta com a Lexus e que foi lançado recentemetne. Na ocasião, a montadora não divulgou dados técnicos do modelo. Desta vez, a Toyota revela novas imagens do jipe elétrico, que é uma versão futurista do clássico Bandeirante, mas ainda sem previsão de estreia.
As novas imagens e renderizações dão uma noção melhor de como vai ser o novo jipe elétrico da Toyota. Visualmente, é notável que a mescla entre o moderno e o retrô. Assim, tem desde faróis iluminados totalmente com LEDs, até os clássicos paralamas em formato quadrado – assim como no Bandeirante que foi feito no Brasil entre 1958 e 2001.
Fonte: MundoFixa