Medalhista Olímpica de ouro e bronze da seleção brasileira faleceu aos 43 anos em São Paulo na noite de quinta-feira, 21 de setembro. Ex-companheiras receberam em choque a notícia.
Em uma das semanas mais importantes do ano no vôlei, uma notícia abalou toda a comunidade do esporte. A jogadora brasileira Walewska Oliveira, dona de duas medalhas Olímpicas, faleceu aos 43 anos na noite desta quinta-feira, 21 de setembro, em São Paulo. A causa da morte não foi confirmada.
Também conhecida como Wal, a central fez parte da equipe que quebrou barreiras e conquistou o primeiro ouro do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos, em Beijing 2008. Ela já havia subido ao pódio em Sydney 2000, equipe que levou o bronze. Sua carreira na seleção também inclui uma prata no Mundial de 2006, cinco pódios em Grand Prix (que hoje é a VNL) e três em Copas do Mundo, ouro e prata nos Jogos Pan-Americanos, e muitos outros feitos.
Walewska brilhou igualmente em seus clubes, passando por praticamente todos os grandes times do Brasil. Foi nome fundamental para o primeiro título do Praia Clube em 2018. A equipe de Uberlândia aposentou a camisa 1 em sua homenagem em sua aposentadoria, em 2022.
Seu entrosamento com a levantadora Fofão e sua postura dentro e fora das quadras foram as características mais marcantes de Walewska, que foi treinada por muitos anos por José Roberto Guimarães e jogou com várias integrantes da atual equipe do Brasil, que disputa o Pré-Olímpico no Japão, como Thaísa, Tainara e Carol. A seleção homenageou Wal usando uma faixa no braço de cada jogadora com a letra W, o número 1 (de sua camisa) e um coração, além de fazerem um minuto de silêncio, antes do jogo contra a Turquia nesta sexta (22).
Fonte: https://olympics.com
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 22/09/2022