O sofrimento do passado, traumas, angústia, decepções podem ser manifestados através de dores do corpo, como forma de livrar-se do que está guardado nas lembranças escondidas no inconsciente. Quando o sofrimento emocional se transforma em dor física, ele é denominado transtorno de conversão.
Segundo a teoria psicanalitica, o corpo é um depósito de energias psíquicas, ou seja, tudo que está no inconsciente poderá ser manifestado no corpo como uma forma de suportar o sofrimento. Esta poderia ser a justificativa para adoecimento sem diagnóstico.
Dor física como pedido de socorro
A terapia leva ao autoconhecimento e ensina a cuidar destas dores que clamam por ajuda. Sim, a dor física é um pedido de socorro. Ocorre em momentos que não damos o devido valor para nossas dificuldades de entender alguns momentos que passamos e que nos provoca angústia, tristeza, ansiedade.
A dor da separação, o luto, o divórcio, filhos que se casam e tornam-se independentes, tudo isso pode afetar nosso estado emocional. Nossas dores invisíveis são inúmeras e quando não conseguimos trabalhá-las e entendê-las elas normalmente são manifestadas com sintomas físicos.
Cada indivíduo pode sentir dificuldade de viver de forma mais ou menos intensa. É preciso cuidar de nossas dores emocionais para que não fiquemos paralisados no tempo. Viver é um desafio para todos. Cabe a cada um de nós definir como será esta caminhada, como passaremos as fases boas e ruins. Está nas nossas mãos a escolha de tornar a vida mais ou menos sofrida.
A vida precisa ser suportável para termos oportunidade de viver vários momentos felizes! As dores no corpo nos impedem de realizar desde pequenas tarefas até compromissos importantes. Elas nos tiram o desejo de sonhar e realizar. As dores podem, ainda, tomar conta do nosso dia e dos anos de vida que ainda nos restam. Quando sofremos com dores crônicas, como enxaquecas, dores nas costas, nas articulações, estas passam a tomar conta do funcionamento de nossa rotina.
Já parou para pensar em que momento estas dores chegaram na sua vida? O que elas impedem de você realizar? Sim, a função da dor pode ser a de paralisar a sua vida e impedir você de olhar pra dentro. Só que a maioria das pessoas não sabem disso, seja porque falta o conhecimento sobre o assunto ou até mesmo porque não suportam encarar a sua dor invisível. Assim, quero propor a você a seguinte reflexão: até onde você conhece sua dor? E qual o lugar da dor na sua vida? Grande abraço.
Fonte: Artigo escrito pela psicóloga Fabrícia Frade, inscrita no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. CRP 06/138634 – As informações publicadas por MundoPsicologos.com não substituem em nenhum caso a relação entre o paciente e seu psicólogo. MundoPsicologos.com não faz apologia a nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço. – Fotos: MundoPsicologos.com
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 15/02/2019