Avião que caiu em Vinhedo, SP, ficou destruído – Informação sobre vítimas foi confirmada pela Prefeitura de Vinhedo. Aeronave turboélice seguia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP) – Foto: Arquivo pessoal.
Um avião com 57 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 61 pessoas a bordo, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). Não houve sobreviventes.
Veja, em ordem alfabética, a lista dos passageiros e tripulantes: ADRIANA SANTOS, ADRIANO DALUCA BUENO, ADRIELLE COSTA, ALIPIO SANTOS NETO, ANA CAROLINE REDIVO, ANDRE MICHEL, ANTONIO DEOCLIDES ZINU JUNIOR, ARIANNE RISSO, DANIELA SCHULZ FODRA, DANILO SANTOS ROMANO (tripulante), DEBORA SOPER AVILA (tripulante), DENILDA ACORDI, DEONIR SECCO, DIOGO AVILA, EDILSON HOBOLD, ELIANE ANDRADE FREIRE, GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA. HADASSA MARIA DA SILVA, HIALES CARPINE FODRA, HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA (tripulante), IOSLAN PEREZ, ISABELLA SANTANA POZZUOLI, JOSÉ CARLOS COPETTI, JOSÉ CLOVES ARRUDA, JOSE FER, JOSGLEIDYS GONZALEZ, KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI, LAIANA VASATTA, LEONARDO HENRIQUE DA SILVA, LIZIBBA DOS SANTOS, LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO, LUCIANI CAVALCANTI, LUCIANO TRINDADE ALVES, MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA,MARIA PARRA, MARIA VALDETE BARTNIK, MARIANA BELIM, MAURO BEDIN, MAURO SGUARIZI, MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR, NELVIO JOSE HUBNER, PAULO ALVES, PEDRO GUSSO DO NASCIMENTO,RAFAEL ALVES, RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS, RAPHAEL BOHNE, RAQUEL RIBEIRO MOREIRA, REGICLAUDIO FREITAS, RENATO BARTNIK, RENATO LIMA, RONALDO CAVALIERE, ROSANA SANTOS XAVIER, ROSANGELA MARIA DE OLIVEIRA, ROSANGELA SOUZA, RUBIA SILVA DE LIMA (tripulante), SARAH SELLALANGER, SILVIA CRISTINA OSAKI, SIMONE MIRIAN RIZENTAL, THIAGO ALMEIDA PAULA, TIAGO AZEVEDO e WLISSES OLIVEIRA.
A companhia aérea divulgou no final da tarde a lista com os nomes das pessoas que estavam no avião. É o acidente aéreo com o maior número de vítimas desde a tragédia da TAM, em 2007 no Aeroporto de Congonhas, quando houve 199 mortos.
De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, as vítimas estavam em um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP).
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas da torre de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. “A perda do contato radar ocorreu às 13h22”.
A companhia aérea afirmou em nota que o avião que caiu estava apto a voar e sem restrições. O Cenipa, órgão da aeronáutica responsável pela investigação do acidente, disse em coletiva que ainda é prematuro apontar as causas do acidente.
A FAB confirmou no início da noite que encontrou as caixas-pretas e vai enviar elas para Brasília.
A Anac informou que a aeronave se encontrava em condição regular para operar, com certificados de matrícula e de aeronavegabilidade válidos, além dos tripulantes com documentação em dia.
“O voo contava com quatro tripulantes a bordo no momento do acidente e todos estavam devidamente licenciados e com as habilitações válidas”, disse a Anac.
A Prefeitura de Vinhedo informou que não há sobreviventes no acidente. O governo de São Paulo diz que está enviando reforços ao local e montou um posto de comando avançado para dar suporte às equipes policiais.
“A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e Militar estão mobilizadas no resgate das vítimas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos”, informou o governo de SP.
Segundo o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, a aeronave caiu próximo de uma residência com moradores dentro, mas nenhuma pessoa em solo ficou ferida.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar “a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.
A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente. Um ‘gabinete de crise’ foi montado pela corporação na casa de um morador dentro do condomínio onde houve a tragédia.
A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Cenipa, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a “Ação Inicial da ocorrência”.
Segundo o governo de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), “está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes”.
Fonte: https://g1.globo.com – Por EPTV e g1 Campinas e Região
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade