Um avião da AirAsia que viajava da Indonésia para Singapura levando 162 pessoas perdeu o contato com o controle de tráfico aéreo. Segundo a Marinha da Indonésia, ao menos dois aviões militares estão fazendo buscas na região do mar de Java, onde a aeronave desapareceu.
Contudo, o mau tempo tem dificultado as operações de buscas, realizado em uma área de quase 200 quilômetros quadrados. A visibilidade no local, segundo a Marinha, varia entre dois e 5 quilômetros.
O vôo QZ8501 parou de fazer contato com a torre de controle às 7h24 deste domingo (21h24 de sábado em Brasília), segundo informou a AirAsia por meio do Twitter.
A AirAsia é baseada na Malásia, o mesmo país da Malaysia Airlines, que protagonizou dois desastres aéreos neste ano – com os vôos MH370 e MH17. Até então, a AirAsia não havia perdido nenhum avião.
O vôo MH 370 desapareceu quando percorria o trecho entre Kuala Lumpur e Pequim em março. As 239 pessoas abordo e a aeronave nunca foram encontradas. O MH17 foi abatido por um míssil sobre a Ucrânia em julho, matando as 298 pessoas que estavam a bordo.
O vôo da Air Asia deveria ter chegado a Singapura às 8h30 (22h30 de Brasília).
O jato perdido pediu para fazer um desvio de curso devido a condições climáticas ruins, segundo a companhia.
A empresa disse ainda que o avião transportava 155 passageiros, sendo 138 adultos, 16 crianças e um bebê. Também estavam a bordo dois pilotos e cinco tripulantes.
Passageiros
A maioria dos passageiros são cidadãos da Indonésia. Segundo a AirAsia, também havia três pessoas da Coreia do Sul, uma da França, uma da Malasia e uma de Singapura. Contudo, o governo da Grã-Bretanha disse que um britânico estaria no avião.
Autoridades do Ministério dos Transportes afirmaram à imprensa local que o avião perdeu o contato sobre o mar de Java, entre as ilhas de Kalimantan e Java.
Segundo um assessor do ministro Hadi Mustofa, o piloto pediu permissão para usar uma rota pouco usual pouco antes de perder o contato. Também disse que o tempo no local estava nublado.
O executivo chefe da empresa, Tony Fernandes escreveu no Twitter: “Obrigado por todos os sentimentos e orações. Precisamos ficar fortes”.
Blog do Florisvaldo – Informação com imparcialidade – 28/12/2014
Florisvaldo Ferreira dos Santos
Consultor de Seguros e Benefícios
2 Comentários
Olá amigos e amigas, bom dia!
Complementando a informação de ontem, o vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, não confirmou que o objeto encontrado hoje (29), no mar, seja do voo Airbus 320-200 da AirAsia, desaparecido desde domingo (28), com 162 pessoas a bordo.
Numa entrevista em Surabaia, no Leste da Indonésia, de onde o avião da AirAsia decolou, no domingo (28), o vice-presidente disse que “não é possível verificar se esse dado é correto”.
Blog do Florisvaldo – Informação com imparcialidade
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-12-29/airasia-governo-indonesio-nao-confirma-se-objeto-avistado-e-do-aviao.html
COMPLEMENTANDO AS INFORMAÇÕES:
AIR ASIA CONFIRMA QUE DESTROÇOS SÃO DO VOO QZ8501
Autoridades da Indonésia confirmaram que os corpos e destroços encontrados nesta terça-feira no Mar de Java são do voo QZ8501, da AirAsia, que desapareceu no domingo, segundo um comunicado da companhia aérea.
O presidente-executivo da empresa, Tony Fernandes, disse na nota que estava “devastado” e que sua prioridade eram as famílias das vítimas.
Pelo menos 40 corpos já foram retirados da água pelas equipes de busca do voo.
Veja os destroços do avião que foram encontrados no terceiro dia de buscas: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-12-30/airasia-confirma-que-destrocos-sao-do-voo-qz8501.html
Blog do Florisvaldo Informação com Imparcialidade