
Por: Florisvaldo F. dos Santos
Há encontros que o tempo não apaga – ao contrário, se renovam e se fortalecem a cada reencontro. Assim é o tradicional Almoço da Sexta-Feira Santa da família Carvalho e Gomes que, mais uma vez, neste 03 de abril de 2026, reafirmou sua essência de união, afeto e continuidade, nos bairros da Vila Matilde e Vila Rica, na Zona Leste de São Paulo.
O que começou na década de 1960, pelas mãos acolhedoras de Dona Francisca de Carvalho, segue vivo como um verdadeiro patrimônio afetivo da família. Naquele tempo, reuniam-se os casais fundadores – Francisca e Cecílio, Deja e João, Vanda e Antenor, Varlene e Florisvaldo – que estabeleceram as bases de uma tradição sustentada por valores sólidos e vínculos profundos.
Décadas se passaram, a família cresceu, se multiplicou, incorporou novos membros e amigos – mas jamais perdeu sua essência. Nomes como, Rubens, Edvanio, Marcos, Toni, Luzia e o saudoso Agrimar seguem presentes na memória e no coração de todos, como parte inseparável dessa história construída com afeto.
A ausência física de Dona Francisca e seu Cecilio e, posteriormente, de Dona Deja e seu João – que por muitos anos conduziu com dedicação a organização do encontro – não interrompeu essa corrente. Pelo contrário, fortaleceu o compromisso coletivo de manter viva essa herança. Rita e Renata, ao lado de Claudia, seguem honrando essa missão com sensibilidade, responsabilidade e, acima de tudo, amor.
A edição de 2026 reafirmou aquilo que o tempo já consagrou: mais do que um almoço, trata-se de um reencontro de gerações. Filhos, netos, bisnetos e amigos se reúnem não apenas para compartilhar a mesa, mas para celebrar histórias, fortalecer laços e criar novas memórias.
Alguns rituais seguem intocáveis e dão identidade ao encontro. A tradicional oração antes do almoço, conduzida com carinho por Paulinha, continua sendo um momento de reflexão e união. Da mesma forma, o simbólico “Vinho da Tia Deja”, ofertado por Florisvaldo, permanece como um gesto carregado de significado, conectando passado e presente em um brinde à memória e à continuidade.

A cada ano, novos rostos chegam para somar. As presenças recentes, como o pequeno Isac – filho da Renata e a jovem Helena – filha da Andrea, reforçam o caráter vivo e dinâmico dessa tradição, que se renova sem perder suas raízes.
Outro traço marcante é o ambiente de respeito e harmonia. Embora nascido em uma data de forte significado religioso, o encontro se consolidou como um espaço acolhedor e plural, onde diferentes crenças e visões convivem com naturalidade, guiadas pelo sentimento maior de união.
Realizado mais uma vez na acolhedora residência de Claudia e Rubens, na Vila Rica, o almoço teve início ao meio-dia e, fiel à tradição, seguiu sem pressa, permitindo que o tempo cumprisse seu papel mais nobre: o de aproximar pessoas.
Ao final da tarde, entre sorrisos, histórias e despedidas temporárias, ecoou mais uma vez a pergunta que já se tornou símbolo dessa tradição:
“Quando será a próxima Sexta-Feira Santa?”
Vejam alguns momentos do encontro de 2026:
Fotos: Leandro e Varlene
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade


2 Comentários
É com grande alegria que nos reunimos e peço ao Senhor que nos conceda mais e mais momentos como esse!! Obrigada Florisvaldo pelas sábias palavras pronunciadas com tanto zelo.
Que bom, Florisvaldo, ver que você, amigos e familiares cultivam algo tão significativo principalmente nos dias atuais onde ninguém é de ninguém. São gestos fraternos como esse de vocês que nos fazem acreditar num mundo melhor! PARABÉNS! QUÊ VENHA A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA SANTA!