Amizade é um tema tão forte e presente em nossas vidas que existem vários dias durante o ano no qual são comemorados o Dia do Amigo. A data mais difundida no Brasil é 20 de julho, definida como data oficial em alguns estados e municípios.
Amigo é uma definição tão ampla que pode ficar vaga, mas podemos ter um olhar diferente sobre essa amplitude no uso da palavra. Podemos entender que existem diversos tipos de amigos:
- Amigo do dia a dia: aquele com o qual trabalhamos e dividimos as dificuldades e as conquistas da profissão ou dos estudos;
- Amigo familiar: são nossos pais, irmãos, cônjuges, filhos e outros parentes. Com eles dividimos nossos sonhos, defeitos e virtudes que muitas pessoas jamais conhecerão.
- Amigo das festas: são aqueles que encontramos em festas, confraternizações e eventos. Dividimos com eles os momentos de comemorações ou descontração.
- Amigo virtual: são aqueles que fazem parte de nossas redes sociais virtuais. Nem sempre os conhecemos pessoalmente, e com eles compartilhamos nossas opiniões, experiências e dúvidas em tempo real e em qualquer lugar do mundo.
- Amigo de plantão: são aqueles que estão disponíveis para nos acolher a qualquer momento e independente do que tenhamos feito. Com eles dividimos nossas emoções, as situações mais tristes ou as mais felizes de nossas vidas.
Talvez o tipo de amigo mais difícil de se encontrar seja o último, o amigo de plantão. Muitas pessoas têm dificuldade em se abrir e falar sobre suas próprias emoções, suas angústias e seus pensamentos mais íntimos. Até porque, do outro lado, uma pequena parte da sociedade consegue ouvir de forma acolhedora, sem se preocupar em dar conselhos, reprimir ou repreender um amigo de acordo com suas próprias orientações e experiências.
O CVV existe há 51 anos como um verdadeiro amigo de plantão, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por telefone, chat, e-mail, Skype ou pessoalmente, pessoas devidamente preparadas, estão disponíveis para conversar sem se preocupar em dizer o que é certo ou errado, de forma completamente sigilosa e gratuita.
Até quem mora fora do país pode usar o serviço pela internet (chat, e-mail ou Skype), sem custos adicionais por isso.
Quem está disposto a ajudar com algumas horas por semana, pode se tornar um amigo de plantão, tornando-se um voluntário do CVV.
Fonte: www.infoleste.com.br – Alexandre Bueno e Lucinha Borges Bueno
Blog do Florisvaldo – Informação com imparcialidade – 03/01/2015
Florisvaldo Ferreira dos Santos
Consultor de Seguros e Benefícios