Na Cidade do México, que fica a aproximadamente 440 km do epicentro, prédios tremeram e as pessoas correram para as ruas..3
Vejam todas as fotos e vídeos no link abaixo: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/19/terremoto-de-magnitude-75-atinge-o-mexico.ghtml
Pessoas vão para as ruas após receberem alerta de terremoto na Cidade do México – Foto: REUTERS/Carlos Perez Gallardo
Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a costa oeste do México nesta segunda-feira (19) e danificou prédios, causou cortes de energia e fez com que moradores da Cidade do México tivessem que ir às ruas por segurança.
O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA disse que há possibilidade de um tsunami perto da costa de Michoacán, no Oceano Pacífico, com risco de ondas de 1 a 3 metros de altura.
O tremor atingiu a costa oeste do país, na região de divisa dos estados de Michoacán e Colima, pouco depois das 13h no horário local (15h em Brasília). O terremoto foi a uma profundidade de cerca de 15 km. O registro foi feito pelo Serviço Geológico dos EUA. O serviço europeu marcou a mesma magnitude.
O presidente Andrés Manuel López Obrador disse em um discurso em vídeo que uma pessoa morreu no porto de Manzanillo, no Pacífico, depois que um muro de uma loja caiu.
O alerta de terremoto soou quase dois minutos antes do tremor, o que deu tempo para os moradores saírem de suas casas.
Na Cidade do México, que fica a aproximadamente 440 km do epicentro do terremoto desta segunda, testemunhas disseram que sentiram os prédios tremerem. A prefeita Claudia Sheinbaum disse que não houve relatos imediatos de danos na capital após os tremores.
Mulher conforta paciente retirado de hospital após terremoto, na Cidade do México – Foto: Claudia Daut/Reuters
Terremoto real após simulação
Por coincidência, neste mesmo dia ocorreu uma simulação de terremoto, apenas algumas horas antes do tremor.
Essa simulação estava marcada para esta segunda-feira porque 19 de setembro é o mesmo dia de outros dois grandes terremotos que atingiram o país, sendo um em 1985 e outro em 2017. Milhares de pessoas morreram no terremoto de 1985 e mais de 350 morreram no terremoto de 2017.
Fonte: https://g1.globo.com
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 20/09/2022