Já na sua 17ª edição, o Mutirão de Cirurgia da Catarata recebeu este ano mais de 3.300 pessoas, entre pacientes, acompanhantes, médicos, voluntários e representantes de entidades. A ação foi realizada em 5 de junho no estacionamento coberto do Centro Comercial Leste Aricanduva, em São Paulo.
No evento, foram agendadas 814 cirurgias gratuitas para a correção de um problema ocular que pode levar à cegueira. “É um trabalho social importantíssimo, com excelentes resultados”, afirma o vereador Gilson Barreto (PSDB), que compareceu ao mutirão como voluntário do Rotary Club e do Movimento Escoteiro.
Maior ação de saúde ocular
A catarata é a maior causa de cegueira reversível do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A campanha tem o apoio do Rotary Club-Distrito 4430, do Instituto São Paulo de Ação Voluntária, Espaço Cultural, Cesmo Oftalmologia e do Centro Comercial Leste Aricanduva. A iniciativa é hoje a maior ação de saúde ocular do Estado de São Paulo. Desde a sua primeira edição, a campanha já soma mais de 25 mil cirurgias.
Além dos seus realizadores, o Projeto Mutirão de Cirurgia da Catarata contou este ano com o apoio das seguintes instituições:
Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo, Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (Unimesp), Cesmo Oftalmologia, Comissão Municipal do Movimento Escoteiro Bandeirante, Conselho Coordenador das Entidades Habitacionais de São Paulo, CPTM, EMTU, Escola Técnica de Saúde da Cidade Tiradentes, Faculdades de Guarulhos, Instituição Paulista Adventista de Educação e Assistência Social, Instituto São Bento de Ensino, Jamef Transportadora, Laboratórios Allergan, Metrô de São Paulo, Poupatempo Itaquera, São Paulo Transportes, Secretaria Municipal de Saúde e Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Sinafresp).
Fonte: José Paulo Lanyi
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 29/06/2016