A Receita Federal anunciou nesta segunda-feira (3) uma novidade que ajudará o contribuinte no preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. A ferramenta (um aplicativo disponível para PCs, tablets e smartphones) funcionará como um rascunho da declaração.
Essa opção possibilitará que o cidadão faça um arquivo, uma espécie de rascunho, ao longo de todo ano para inclusão gradual de informações. O intuito da novidade é facilitar a vida do contribuinte para que não deixe a declaração para última hora e faça a inclusão dos dados gradualmente. A utilização da ferramenta é facultativa, informou a Receita Federal em comunicado.
As operações que poderão ser lançadas por meio desse aplicativo são: dependente e despesas dos dependentes, movimentação de bens (venda de carro ou imóvel) e direitos, rendimentos, pagamentos efetuados ao longo do ano.
Segundo Receita Federal, o aplicativo Rascunho IRPF estará disponível no site a partir de hoje e as informações salvas “poderão, a critério do usuário, ser utilizadas na declaração IRPF 2015″. O órgão destaca que os dados salvos no rascunho não constituem uma declaração IRPF.
O encaminhamento da declaração deverá ser feita pela internet, por meio do Receitanet, programa de transmissão da Receita Federal, ou via dispositivos móveis tablets e smartphonespara sistemas operacionais Android e iOS (Apple). A Receita não recebe mais declarações em disquete nem em formulários de papel.
Como ocorre em todos os anos, os primeiros contribuintes a realizarem a transmissão dos dados para a Receita ficam na lista dos primeiros lotes de restituição do IR, mas sempre levando em consideração os cidadãos com prioridade no recebimento (pessoas com mais de 60 anos e portadores de moléstia grave e deficientes físicos ou mentais).
Os lotes regulares começam a ser liberados em 15 de junho e terminam em 15 de dezembro de 2015, salvo alterações.
Blog do Florisvaldo – Informação com imparcialidade – 03/11/2014
Florisvaldo Ferreira dos Santos
Consultor de Seguros e Benefícios