PRIOR GERAL DO INSTITUTO MISSIONÁRIO SERVOS DOS SENHOR FREI GIVANILDO LOVO PIRES, MsS PRESIDE MISSA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS NA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Centenas de fiéis participaram da Missa da Quarta-Feira de Cinzas, presidida pelo Pe.Frei Givanildo Lovo Pires, MsS, na Matriz de Nossa Senhora do Rosário da cidade de Queimadas, estado da Baia. Na sua homilia foram destacados os gestos concretos do Tempo Quaresmal: jejum, esmola e oração. “O Tempo Quaresmal é um grande retiro que vivenciamos através de um analisar da nossa própria conduta com gestos de interiorização, oração, espiritualidade, vivenciando o calvário próprio de Jesus”, destacou o Frei Givanildo.
MISSA DA IMPOSIÇÃO DAS CINZAS MARCA A ABERTURA DA QUARESMA
A Celebração da Imposição das Cinzas tem um grande significado para os cristãos, pois marca o inicio da Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa do Senhor; período, este, que deve ser marcado por oração, esmola, perdão, reconciliação, penitência, caridade e conversão.
As cinzas são utilizadas liturgicamente desde o antigo testamento, como pode ser observado em algumas passagens bíblicas, que narram ocasiões em que cristãos jogavam cinzas na cabeça para demonstrar luto. As cinzas são um reconhecimento da mortalidade de cada ser humano, um sinal para que cada um se converta e um convite para crerem no Evangelho de Cristo.
A imposição de cinzas surgiu na Igreja Primitiva e foi incorporada como um ritual sacramental da Igreja Católica por volta do século XI. As cinzas usadas na celebração de quarta-feira vem dos ramos, que são abençoados e queimados durante o Domingo de Ramos do ano anterior. Durante o rito, o sacerdote e os designados por ele, fazem uma cruz com as cinzas na testa ou em cima da cabeça dos fiéis.
Campanha da Fraternidade
A Missa de Cinzas marca também a abertura da Campanha da Fraternidade 2022, que este ano traz o seguinte tema e lema, respectivamente: “Fraternidade e Educação e “Fala com sabedoria ,ensina com amor” (Pr 31,26)”. O objetivo é promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. É a terceira vez que a Igreja no Brasil irá aprofundar esse tema, tendo como reflexão o Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.
Registros da Cerimônia:
Fonte: POR : PASCOM/PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DAS QUEIMADAS – Colaboração Prf. Sergio de Mainar
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 02/03/2022
1 comentário
FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO – TEMA DA CAMPANHA DE 2022
https://www.portaldenoticias.net/ffsantos/fraternidade-e-educacao-tema-da-campanha-de-2022/