A ansiedade atinge quase 10% dos brasileiros, causando um sentimento indefinido e desagradável de medo e apreensão devido a um perigo desconhecido. Quando é exagerada, torna-se um problema patológico que pode prejudicar bastante a qualidade de vida. Identificar os sinais da ansiedade é o primeiro passo para enfrentá-la. Continue a leitura para saber como fazer isto.
AFINAL, PARA QUE SERVE A ANSIEDADE?
Ansiedade é um mecanismo do nosso cérebro que serve para nos alertar em situações adversas e desconhecidas. Este mecanismo nos deixa alertas e também nos dá a chamada “descarga de adrenalina” para enfrentar situações adversas inesperadas.
Porém, a ansiedade em excesso pode ter efeito contrário e, simplesmente, paralisar uma pessoa. Nestes casos, ela torna-se patológica e precisa ser tratada.
QUANDO A ANSIEDADE PASSA A SER PATOLÓGICA?
Quando a ansiedade passa a ser patológica, ela começa a prejudicar o dia a dia causando transtornos físicos e psicológicos. Por exemplo, quando você deixa de efetuar uma tarefa rotineira, falta a compromissos e quando a angústia que ela provoca começa a refletir fisicamente em seu corpo.
Nestes casos, ela se torna um distúrbio de ansiedade. Os reflexos físicos deste distúrbio são: Tontura; Tremores; Sudorese; Falta de ar; Taquicardia; Gagueira; Insônia e Desmaios.
Os tipos mais comuns de distúrbios de ansiedade são:
Fobias; Transtorno obsessivo compulsivo; Ataque de pânico; Transtornos de estresse pós-traumático e Ansiedade generalizada.
COMO TRATAR A ANSIEDADE?
Quando a ansiedade passa a ser patológica, é essencial marcar uma consulta com um médico psiquiatra. Após uma avalição e estudo do caso, o médico irá definir qual método de tratamento é o mais indicado para cada caso. Os tratamentos dividem-se em três tipos:
– Acompanhamento terapêutico – com um psicólogo ou terapeuta;
– Uso de medicamentos receitados e controlados;
– A combinação dos dois fatores acima: medicamento e terapia.
5 ATITUDES CONTRA A ANSIEDADE PARA MELHORAR O SEU DIA A DIA
- Separe um momento do dia para se preocupar – tenha um horário específico para cultivar as aflições, mas apenas durante 20 ou 30 minutos.
- Tenha um propósito e dedique-se a ele – jardinagem, trabalho voluntário, artesanato ou um pet. Qualquer atividade que não seja o trabalho que você faz para ganhar o seu sustento.
- Faça exercícios físicos diariamente – não precisa ser em uma academia, você pode fazer caminhadas ou corridas em seu bairro, pular corda, andar de bicicleta ou praticar yoga.
- Respire e inspire profundamente – sempre que você sentir que uma crise de ansiedade está para começar, vá para um local silencioso respire e inspire várias vezes e esvazie a mente.
- Viva o presente – não remoa o passado ou tente prever o futuro.
Fonte e Referencias: https://www.pfizer.com.br – http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000600006 – acessado em 03/07/2019 – http://www.sbie.com.br/blog/conheca-os-tipos-de-ansiedade-mais-comuns/ acessado em 03/07/2019 e http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/254610/1/WHO-MSD-MER-2017.2-eng.pdf?ua=1 – acessado em 03/07/2019
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade -20/04/2021