Prevenir o uso de drogas em áreas de reforma agrária faz parte de uma parceria firmada pela Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Incra na Bahia e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar, no município de Monte Santo – localizado na região Sisaleira – a 350 km de Salvador.
A iniciativa, celebrada, na quarta-feira (7), será adotada inicialmente no assentamento Fazenda Desterro onde vivem 98 famílias e estudam cerca 120 alunos. O programa terá início em março de 2017 junto com o período escolar. A técnica de ATER, Maria Amélia Barbosa, articuladora do projeto, explica que os alunos serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.
A ATER em Monte Santo é prestada em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Econômico, Sociocultural, Turístico e Ambiental (Fundesf).
Crianças assentadas
O Proerd é um projeto em que policiais treinados, com material próprio, desenvolvem cursos preventivos em escolas para crianças e jovens do 5º ao 7º ano e também a comunidade. Segundo o capitão da Polícia Militar, Fábio Santana de Oliveira, as lições do Proerd trabalham com os seguintes aspectos: compreensão dos efeitos das drogas; lidando com as tensões; maneiras de dizer não; fortalecendo a autoestima; resistindo à violência e às pressões das gangues e resolução de conflitos sem recorrer à violência.
“O objetivo desta articulação é fortalecer o vínculo das comunidades assentadas com a Polícia Militar. E ainda levar para as famílias um conhecimento que garante aos jovens e à comunidade uma melhor formação de como lidar com o risco e o contato com as drogas”, complementa o coordenador do Proerd em Monte Santo, capitão José Adelson Danda Júnior.
Fonte: assessoria de Comunicação Social do Incra/BA.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 14/12/2016
1 comentário
Cumprimento a todos por esta louvável e bela iniciativa no que se refere a prevenção das drogas (ilícitas e as licitas também).
Editei a informação em um artigo e publiquei como artigo no Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade:
https://www.portaldenoticias.net/ffsantos/proerdba-incra-firma-parceria-com-programa-educacional-de-combate-as-drogas-em-monte-santoba/
Moro em São Paulo há 48 anos, porem sou filho de Cansanção/BA, que faz parte da região sisaleira.
Aqui em São Paulo, trabalho voluntariamente em prol de uma campanha intitulada “DROGA MATA”, campanha esta que procuro ser um multiplicador no sertão da Bahia, através das autoridades locais e dos principais meios de comunicação disponíveis, especialmente nas cidades de Cansanção, Monte Santo, Queimadas, Nordestina e Itiúba.
Trata-se de uma campanha educativa e atua basicamente na prevenção das drogas (ilícitas e as licitas) junto as crianças, adolescentes e adultos.
Se houver interesse, pesquisem no site http://www.drogamata.com.br onde poderá ser encontrado farto material didático e depoimento de autoridades e celebridades que apoiam este trabalho, os quais poderão ser utilizados em complementação ao curso proferido pelo Proerd local.
Atenciosamente,
Florisvaldo Ferreira dos Santos
Consultor de Seguros e Benefícios