Daniel Noboa também instituiu que 22 grupos do crime organizado sejam identificados como organizações terroristas – Policiais e militares entram na Penitenciária do Litoral em 7 de janeiro de 2024 em Guayaquil, no Equador. A operação militar busca o paradeiro do narcotraficante José Adolfo Macías, vulgo Fito, após seu desaparecimento horas antes de ser transferido para outro presídio de segurança máxima – Romina Duarte/Agência Press Sul/Getty Images
O presidente do Equador, Daniel Noboa, decretou, nesta terça-feira (9), Conflito Armado Interno após criminosos invadirem um estúdio de TV da rede de notícias TC. A polícia anunciou que 13 pessoas foram presas e que os funcionários da rede de notícias estão vivos. Armas e explosivos foram apreendidos.
Também foi decretado que 22 grupos do crime organizado sejam identificados como organizações terroristas e “atores beligerantes não estatais”. As Forças Armadas equatorianas devem realizar operações militares para neutralizar os grupos armados, ainda de acordo com o documento.
Além disso, foi formado um Conselho de Segurança Pública e do Estado para analisar a situação da segurança do país.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br – Tiago Tortellada CNN em São Paulo
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade