Sou o Florisvaldo, nascido em 04/05/1950 em Cansanção estado da Bahia.
Por indicação da Bibliotecária Carla Adriana de Souza Muniz – Biblioteca Mario Palmerio – CEU São Rafael em São Paulo e, mesmo por curiosidade, adquiri um exemplar do livro “Florisvaldo” que ao ler, consegui me inserir no contexto, mesmo sem ter levado aquela bolada nas costas.
No decorrer da minha vida “social e profissional”, boladas diferentemente daquela que o meu Xará levou, me proporcionou ser uma pessoa, bem diferente do que era.
Qual não foi a minha surpresa, ao compartilhar o livro com alguns colegas da repartição em que trabalho, cada um deles teve uma percepção de semelhança entre o Florisvaldo do livro e o “Seu Flor” como a grande maioria me trata.
Fiquei extremamente grato a cada um que viu esta semelhança entre eu e o outro.
Vejam o que a Professora de Educação Física, Sandra Nascimento Escreveu:
Queridas; Débora Bianca e Paula Kranz ! “O nosso Florisvaldo”
Começar um texto, criar uma história nunca é uma tarefa fácil diante de artistas tão célebres feito vocês duas, que carregam o dom das palavras, espalham encantamentos por meio da literatura infantil, ou ainda que usam o poder da ilustração e arte de escrever para abrilhantarem um livro – assim vocês esparramam o conhecimento e a magia, o prazer contido na leitura.
Cara Débora, com muito carinho gostaríamos de compartilhar contigo a grandiosidade desta obra: o seu livro Florisvaldo, que apresenta uma narrativa tão verdadeira e coletiva, bem construída e muito prazerosa sobre o personagem Florisvaldo.
Confesso que temos literalmente o “nosso Florisvaldo” o seu FLOR! Um ser de muita luz, magnífico de contos, experiências e atitudes curiosamente tão similares aos do livro.
Em “nosso Florisvaldo”, reconhecemos os traços de empatia, o querer NOS agradar – muito genuíno, no qual ele também nos enche de docinhos e guloseimas dias sim e outros também (risos)…
O “nosso Florisvaldo” , converge extraordinariamente e espantosamente com as características físicas que foram ilustradas pela Paula Kranz.
Diferentemente do livro, observamos apenas que o nosso jovem senhor Flor, nunca foi uma pessoa calada, solitária… ao contrário disso, o mesmo é sempre muito prestativo, carrega o brilho e o entusiasmo, uma alegria sem fim às muitas crianças – adultas (que trabalham com ele); que no dia a dia percebem a sua eficiência e dedicação. Muito produtivo, criativo, com os seus poucos mais de 7. 2 de idade.
Ah! O “nosso Florisvaldo” não representa um juiz para nós, mas com muito equilíbrio e sabedoria preservados …divide conosco o conhecimento adquirido ao longo de uma vida, uma trajetória rica em conteúdo.
“Definitivamente, não há barreiras para encontros surpreendentes de onde nascem as amizades verdadeiras” – Débora Bianca
Sobre o encontro com o seu livro……
Somos uma galera boa mesmo (risos), que trabalha em um Centro Educacional Unificado (CEU SÂO RAFAEL), uma Instituição Pública – Prefeitura Municipal de São Paulo, situada no extremo da zona leste na Capital Paulista. Por aqui, nossos objetivos permeiam o caráter educacional como premissa, além da perspectiva do desenvolvimento do ser humano de forma integral; aspectos voltados à relação interpessoal em todos os setores da nossa unidade.
Em um certo dia, uma de nossas bibliotecárias – a Carla Muniz, encontrou o seu livro e mencionou ao seu Flor, que prontamente fez a aquisição do mesmo e, para nossa surpresa, muitos colaboradores foram instigados a fazer a leitura e correlacionar os dois FLORISVALDOS. Assim, nasceu a ideia dos colegas escreverem algumas linhas fazendo um paralelo entre eles, que está registrado em um arquivo anexo em pdf e depoimentos abaixo.
Aproveitando o ensejo, fizemos o registro de algumas fotografias do “nosso Florisvaldo” com a intenção de que a Paula Kranz pudesse visualizar a similaridade que há entre a ilustração e realidade – que tanto se parece com o nosso Flor! Inacreditável!
Débora e Paula, nada a mais queríamos para além de uma singela homenagem (inicialmente) ao nosso menino Florisvaldo F. dos Santos, mas também deixamos aqui um convite para vocês nos visitarem e quem sabe, termos a honra de recebê-las em momento literário, apresentação do livro, uma contação da história ou mesmo tomar um café com a gente.
Vejam os depoimentos:
Por: Sandra Nascimento – Profa. Educação Física e Design Gráfica
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 19/10/2022
8 Comentários
Parabéns, seu Flor
Ficou muito legal a postagem e a identificação com personagem do livro.
Carla Souza Muniz
Obrigado a todos vocês! Especialmente a Carlinha, por ter dado inicio, Rosina pela iniciativa e a Sandrinha por ter comprado a ideia e produzido essa matéria. Gratidão. Florisvaldo.
Seu Flor…ouça isso (Audio enviado pela autotora do video em resposta).
Acho que ela é de BH…Mas roda o mundo…
Incrível mesmo!
Capricha aí no seu Blog❗
Agora será eu …quem ficará famosa…com o seu Blog
Sandra Nascimento
Ahhh, a partir de agora a Bahia passará a conhecer e tratar melhor o “Seu Flor” de maneira mais carinhosa do que a forma como o conhecia e tratava: Seu Florisvaldo!!!
Mas, o “Seu Flor” é realmente uma pessoa muito especial. Tão especial que nos relacionamentos muito bem há quase 10 anos, com uma amizade intensa e respeitosa, tempo em que ele publica as minhas crônicas semanais no seu Blog, com a honra de ocupar a coluna do Editorial e, pessoalmente, não nos conhecemos! Fato que parece inacreditável, porém, é verdadeiro.
Está de parabéns “Seu Flor”, pela percepção que tenho do excelente conceito que você desfruta entre os seus amigos e colegas de trabalho. A Bahia se sente honrada pelo baiano arretado que você é! Meus cumprimentos, amigo anônimo! (Salvador-BA).
Sempre digo que amizades sinceras, presenciais ou virtuais, são mega importantes na vida da gente. A bela e merecida homenagem que o escritor AGENOR SANTOS, um Baiano porreta, que tem o dom divino de ser um escrevinhador da melhor qualidade, dedicou a você. É motivo de muito orgulho, por parte de todos nos que, como o Líder baiano; AGENOR SANTOS, temos o prazer de ter você como Amigo. *****PARABÉNS SEU FLOR…ISVALDO!!!!
Uau seu Flor… não…nosso❗
Temos que deixei isso registrado!.☺
Parabéns…e que espetáculo…que percepção as pessoas de modo geral teêm do Senhor
És de fato um homem singular!.
De carisma, de entusiamo de vida!
Taí! O escritor Agenor Santos e o Jornalista Mauro Borges disseram tudo!
De uma coisa eu concordo, de fato, nosso Flor, nada tem a ver com o personagem do livro no tocante a comportamento pessoal e social, de um lado temos um individuo tímido, introspectivo, e sisudo e do outro (Sr. Flor) temos uma pessoa extrovertida, alegre e envolvente, esse é o amigo que conquistamos há alguns anos (virtualmente) mas que nos permitiu criar um vínculo de amizade ímpar.
Um forte abraço ao amigo e parabéns pelo artigo o qual honrou o trabalho da autora Paula Kranz.
Seu Flor, esta além do seu tempo!
A tecnologia surgiu logo depois da 2°guerra, porém o letramento digital é bem posterior (Cansanção) só tinha máquina de escrever. Letramento digital veio mais tarde, no Brasil, esse conceito ganhou destaque em Cansanção a partir de “Seu Flor” isso foi acelerado e o impacto as práticas sociais foram enormes. Assim como Seu Flor, um indivíduo letrado que, além de ler e escrever de forma básica, consegue fazer uso da escrita e da leitura no seu dia a dia, uma diversão com as suas estórias (causos)…. …rsrsrsrs segundo ele conversou com lampião, Antonio Conselheiro, (vizinhos)..rsrsrsrs esse é o seu flor “letrado digital.”
É um avô dócil, amável, que aprendi a cultivar a sua amizade que já ultrapassou barreiras graças ao mundo digital, qual ele acompanha os avanços tecnológicos, como ninguém. Hoje ele mantém o seu blog de notícias usando um iPhone 13 Pro.
As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem. (viva o Orkut) Eu sou muito MUITO agradecido por ter encontrado a verdadeira amizade em você “Seu Flor, “Tio Walter” Seu Florisvaldo!!
Abraço, Augusto – Guto.