Na tarde da ultima terça feira (21/02/2017), milhares de abelhas apareceram mortas por ingestão de veneno na cidade de Monte Santo/BA, no em apiário de propriedade de José Deusimar Loiola Gonçalves, popularmente conhecido como “Deusimar das Abelhas”, pois além de ser um dos maiores apicultores da região sisaleira, é técnico em agropecuária.
O fato tem causado grande mistério, já que nada foi furtado ou deixaram qualquer vestígio de destruição no local.
Em entrevista ao Blog do Florisvaldo, o Deusimar das Abelhas fez o seguinte relato:
“Entre a tardinha do dia de ontem (terça feira) e todo o dia de hoje (quarta feira), este apicultor e técnico em agropecuária, sentiu a maior tristeza em toda a minha vida profissional com a barbárie que fizeram com as abelhinhas de meu apiário. Diante da seca torrada e prolongada que vem castigando nosso município e região, esta semana foi socorrer minhas abelhas, fornecendo um suplemento alimentar composto de rapadura raspada e agua, servida em algumas vasilhas de plásticos (confira nas fotos). Sem qualquer motivo aparente, um bárbaro criminoso ecológico tacou veneno com a intenção de exterminar todos os enxames de meu apiário. Depois de um levantamento técnico, graças ao Divino, e a intensidade da maldade do criminoso morreram apenas na única vasilha envenenada, centenas ou milhares de abelhas operárias. Como a dosagem foi tão pesada, elas não conseguiram voar e levar o alimento envenenado para suas proles para alimentar, digo, envenenar suas crias. De certo que as colônias não foram dizimadas por completo. Imagine que perversidade do autor do crime ecológico (inafiançável), que acabou de matar os agentes polinizadores mais completos do planeta que estão morrendo de fome em função da completa escassez de floradas. Sempre digo que cabrito bom do sertão não berra, e sertanejo não chora por qualquer motivo, mas nesta manhã de hoje, chorei chorando quando fui pedir socorro a meu amigo pessoal, o ex- prefeito de Monte Santo Everaldo, com quem tenho estreitos laços de amizade. Neste pedido de socorro, o amigo pessoal Everaldo prometeu a este apicultor é técnico em agropecuária que vai levar ao conhecimento do senhor Prefeito, como também, disse-me que vai levar ao conhecimento do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município e chegar através de um processo investigativo, até o criminoso ecológico. Pra lá de lamentável, e está certo, muito certo, e certíssimo o meu sábio e ex- vereador da minha Uauá, apesar de analfabeto funcional (lê e escreve alguma coisa), mas formadinho na sabedoria deste mundão de nosso Deus, definiu o mais completo conceito do que efetivamente é o ser humano: Deusimar das Abelhas!!! Gente não é gente!!! Se gente fosse gente!! Não fazia gente!!! Merece esse nosso cabra bom de Uauá, o premio Nobel de literatura nordestina”
Diante do grave relato feito pelo entrevistado, conclamo as autoridades constituídas, na figura da Prefeitura Municipal de Monte Santo, Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente Municipal, Policia Civil e Militar, no sentido de se empenharem e desvendem esse mistério, aplicando as penas previstas em lei.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 24/02/2017