Osmar Bertacini iniciou suas atividades na empresa como arquivista, em 7 de junho de 1962 – Há dois anos, Osmar Bertacini partiu deixando uma grande legião de admiradores.
O setor de seguros de pessoas vem crescendo paulatinamente graças a homens que trabalharam com afinco para que a proteção à vida saísse do campo do desinteresse coletivo. Esse trabalho exaustivo no passado trouxe agora frutos no presente, potencializado pela pandemia do novo coronavírus.
Um dos responsáveis por este avanço é o ex-presidente da Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS), Osmar Bertacini, que, lamentavelmente, partiu em janeiro de 2019. Na época, ele completaria 57 anos de vivência naquilo que mais gostava de fazer: proteger as pessoas.
Precisamente em 7 de junho de 1962, um jovem audacioso oriundo da pequena Palestina, a 70 quilômetros de São José do Rio Preto (SP), testava suas habilidades ao ingressar na consagrada Companhia Internacional de Seguros. Aliás, seu único registro na carteira profissional. Primeiro atuou como arquivista na seção de Vida em Grupo. Dedicado ao extremo, três anos depois foi transferido para a seção de Acidentes Pessoais para trabalhar como calculista. Início de uma vertiginosa ascensão até tornar-se um dos maiores nomes do setor – uma “lenda viva” para seus admiradores.
Na esfera profissional, deixou a sua marca por onde passou: na Internacional (subchefe, chefe, subgerente, gerente e superintendente de benefícios), sócio no Libra Clube (dividiu responsabilidade com o ex-presidente do Sincor-SP, João Leopoldo Bracco de Lima), até montar a sua empresa, a Humana Seguros, em 1991. Osmar colecionou amigos e admiradores. “Seus ensinamentos, sua alegria, sua força e vontade nos deixa um legado de fé e amor”, ressalta o companheiro de longa jornada, colega na Companhia Internacional de Seguros, o corretor Adevaldo Calegari. Outro amigo possui um eterno voto de gratidão. “A ajuda, a emoção, a amizade que recebi do grande Osmar estão marcadas para sempre em minha história”, afirma, emocionado o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo.
Vida Associativa
Em junho de 2017, o CCS-SP homenageou os 55 anos de carreira de Osmar, por iniciativa do então mentor Adevaldo Calegari e o secretário, na época, Evaldir Barboza de Paula.
“Para quem não me conhece, meu nome é Osmar Bertacini”. Com essa frase recheada de muito bom humor – porque essa era uma de suas características principais – a “lenda viva” fazia o seu pronunciamento nos eventos promovidos por entidades do segmento. Talvez ele tenha sido o personagem mais marcante em suas incursões na vida associativa e também acadêmica. A começar na então Funenseg (hoje Escola de Negócios e Seguros – ENS), lecionou por mais de três décadas, a partir de 1984, e muitos de seus alunos seguem uma brilhante carreira na atividade da área.
Três anos antes, porém, foi um dos fundadores do Clube Vida em Grupo São Paulo (CVG-SP), do qual exerceu a presidência em duas ocasiões – nos biênios 2009/2010 e 2011/2012. Em seus mandatos, contribuiu para a expansão do ramo de vida no País. “Quando iniciei no seguro de pessoas, Osmar Bertacini já era uma referência no setor. Sem dúvida alguma, eu o considero o grande papa do setor”, atesta o ex-presidente da entidade, Silas Kasahaya. De fato, Osmar fez muito pelas entidades: também foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria do Estado de São Paulo – SP (Aconseg-SP), ocupando por duas vezes a presidência da Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS) e participou das atividades do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP), onde foi tesoureiro na gestão de Luis López Vázquez, e da Junta Fiscalizadora na gestão de Alexandre Camillo. Na Câmara dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Camaracor), foi diretor social por 12 anos, de 2007 à 2019. No Sincor-SP, Osmar deixou igualmente sua marca, ao assumir a segunda-secretaria, entre 2014 e 2018, na gestão de Alexandre Camillo, e ministrou palestras em várias regionais do sindicato. Para quem não o conheceu, ficam as histórias e o seu exemplo de vida. Há uma frase do filósofo chinês Confúcio que ilustra bem a trajetória de Osmar Bertacini: “Escolha uma profissão que ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida”.
Fonte: Revista Insurance Corp – Ano VII – Edição 34 – janeiro/fevereiro 2021
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 15/03/2021