O Laboratório de Apicultura e Meliponicultura (Lapimel), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participou, entre os dias 27 e 30 de novembro do Conbrapi 2024 – XXIV Congresso Brasileiro de Apicultura e X Congresso Brasileiro de Meliponicultura, realizado em Aparecida (SP). Os congressos aconteceram no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, que fica no complexo do Santuário Nacional de Aparecida, uma privilegiada oportunidade para acompanhar de perto toda a manifestação religiosa de devotos e romeiros que visitam o local.
O Conbrapi é o maior evento de Apicultura e Meliponicultura do Brasil, onde reúne especialistas, pesquisadores, estudantes, apicultores, meliponicultores e empresas do setor para compartilhar conhecimentos e experiências. Durante o evento, foram apresentadas soluções inovadoras para a apicultura e meliponicultura, por meio de palestras e minicursos, distribuídos em diferentes eixos temáticos, discussões sobre políticas públicas para o fortalecimento do setor, valorização da pesquisa e da extensão como ferramentas essenciais para o desenvolvimento, além da conexão direta com apicultores e meliponicultores de diversas regiões do país.
O Laboratório de Apicultura e Meliponicultura (Lapimel) teve uma participação no evento de grande destaque, com a apresentação de cinco trabalhos de pesquisa e de extensão, desenvolvidos por bolsistas do Pibic e do Pibex, e, também, dos alunos voluntários dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária em ambos os programas.
“Por meio de ações como essa, buscamos fortalecer a cadeia produtiva do mel, gerar conhecimento científico e tecnológico, além criar oportunidades sustentáveis para as comunidades, a fim de que possamos transformar nossas pesquisas em inovações de retorno para os produtores e para o Maranhão”, declara a chefe do Lapimel, professora Eleuza Tenório.
Durante a solenidade de encerramento, o presidente da Comissão Técnico-Científica da Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA), Ricardo de Oliveira Orsi, fez a entrega das premiações dos concursos de mel, em que o Maranhão se sobressaiu em relação aos demais estados.
1° Lugar – Melhor mel de Abelha sem Ferrão do Brasil, categoria Mel de Meliponicultor com Cadastro do Meliponicultor e Meliponário Junto a Defesa Agropecuária/Sanitária – de Claudomar Damascena Brito e José de Ribamar de Castro Sousa, produtores do município de Barreirinhas-Ma. Mel obtido da abelha Tiúba (Melipona fasciculata), da florada do mirim (Humiria balsamifera).
2° Lugar – Melhor mel de Abelha sem Ferrão do Brasil. Categoria Mel Inspecionado com Registro Junto ao Serviço de Inspeção. Entreposto Mel dos Lençóis, do município de Barreirinhas – Ma. Uma repetição do que aconteceu em Gramado – RS, onde foi realizado o Conbrapi 2012, em que a Uema também obteve o 1° Lugar – Melhor mel de Abelha sem Ferrão do Brasil, mel produzido pela abelha Tiúba (Melipona fasciculata), da florada do mirim (Humiria balsamifera), extraído no município de Morros – Ma. Na ocasião, a premiação foi recebida pela profa. Eleuza Gomes Tenório.
“Esses reconhecimentos são importantes, pois demonstram a força da Meliponicultura e da Apicultura Maranhenses. Temos abelhas produtivas, excelentes criadores e um calendário de florada diversificado, capaz de produzir um mel delicioso, considerado como o melhor mel do Brasil’, destaca Eleuza.
Ela acredita que as premiações se tornam uma inspiração e estímulo para o desenvolvimento apícola maranhense, e, além disso, ressalta que o mel campeão no Conbrapi 2024, dos produtores Claudomar Damascena Brito e José de Ribamar de Castro Sousa, obteve o 3° Lugar no primeiro concurso de mel de Tiuba do Maranhão, realizado pelo Lapimel, em setembro deste ano, quando se comemora o Dia Estadual da Abelha Tiúba.
A pesquisadora esclarece, ainda, que a premiação permitiu que esses produtores tivessem apoio do Sebrae – Ma, para expor seus produtos durante a feira de produtores do Conbrapi, juntamento com outros méis ganhadores de concurso em diferentes estados, no stand do Sebrae Nacional.
Nesse contexto, o presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), Sérgio Luiz Gonçalves Farias, destacou o fortalecimento e a profissionalização dos produtores, por meio da Carteira Nacional do Criador de Abelhas, e apresentou as moções da CBA para o Governo Federal, anunciando, ao mesmo tempo, o XXV Conbrapi e XI Congresso Brasileiro de Meliponicultura, que será realizado em 2026, no estado de Santa Catarina.
Fonte: https://www.uema.br – Por: Alcindo Barros – Fotografias: Pesquisadora – Por: Assessoria de Comunicação Institucional
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade
1 comentário
Segundo apurou o Blog do Florisvaldo, entre os diversos participantes de destaque, o estado da Bahia se destacou com a brilhante atuação do Senhor Deusimar das Abelhas, um verdadeiro exemplo de dedicação e competência. Como integrante da equipe de acadêmicos da UNITAU – Universidade de Taubaté, ele liderou um trabalho científico de grande relevância, explorando as características únicas do mel produzido na região de Monte Santo, no coração do Sertão da Bahia.
A amostra, enviada à coordenadora de Extensão da UNITAU em Tucano/BA, Dra. Lídia Barreto, foi fornecida pelo próprio apicultor Deusimar, que alia experiência prática à formação acadêmica, tendo concluído com excelência o curso superior de Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura na mesma universidade. Sua trajetória reflete não apenas o compromisso com a ciência, mas também o desejo de promover o potencial do mel baiano no cenário nacional e internacional.
O trabalho científico, fruto desse empenho, destacou-se em um prestigiado congresso, concorrendo a importantes premiações e evidenciando a riqueza, a qualidade e o valor da apicultura na Bahia. O Senhor Deusimar das Abelhas é, sem dúvida, um embaixador da excelência do estado, contribuindo para elevar o nome da Bahia e de Monte Santo no mapa da ciência e da apicultura.
Florisvaldo F dos Santos