“A força mais potente do universo é a fé.” – (Madre Teresa de Calcutá) – Parabéns, Sr. Mainar, 83 anos de vida e de história!
No dia 16 de abril de 1940, nascia na cidade de Itabuna, Sul da Bahia, Mainar José Lírio Coelho, filho de José Porfírio Coelho e Altamirana Lírio Coelho.
Em 1953, ano em que o Brasil era governado pelo presidente Getúlio Dorneles Vargas (1951-1954), Mainar chegou em Queimadas, estado da Bahia com treze anos de idade, cujo prefeito na época era o Sr. João Graciliano de Queiroz (1951-1954).
Ali, Mainar José Lírio Coelho, deu início à sua trajetória de vida na terra dos Guedes de Brito, nos Sertões de Santo Antônio das Queimadas.
Em 1955, iniciou-se um movimento precursor pelo Ensino Secundário em Queimadas, liderado pelo Dr. Elzio Ferreira de Souza e pelo Dr. José Abreu Filho, respectivamente primeiro Promotor Público e primeiro Juiz de Direito da recém criada Comarca de Queimadas.
Eles convocaram diversos setores da sociedade: poderes públicos, comerciantes, sociedade civil… para darem apoio ao projeto. Finalmente, no dia 13 de março de 1958, através da portaria de número 191, a “Escola Comercial José de Alencar” foi instalada em Queimadas, e o jovem Mainar José Lírio Coelho fez parte do corpo discente, juntamente com Abimael Marques, Daniel Marques, Deraldo Dias, Itamary Felipe, Esdras Marques, Vivaldino Moura, Silene Silva, Humberto Belo, entre outros.
O corpo docente era formado, entre outros, pelos professores: Dr. Elzio Ferreira, Dr. João de Souza Guedes, Ivanir Lantyer da Silva, Dinair Torres, Terezinha Prieto e Haidé Miranda.
Mainar Coelho casou-se com Silvia Nascimento Coelho em 1962, durante a gestão municipal de Analdino Brito de Andrade (1962-1966). Dois anos após o seu casamento, o Colégio Municipal foi instalado em Queimadas, no dia 07 de abril de 1964.
Do matrimônio com Silvia nasceram oito filhos: Antônio Cesar, Maria Auxiliadora, Jorge Raimundo, Silvio José (in memoriam), Nadja Maria, Eduardo José, Leonardo José e Sergio Antônio Nascimento Coelho.
Na década de 60, Mainar exerceu o ofício de comerciante em Queimadas. Ele tinha uma venda localizada na Praça da Feira, onde hoje está situado o bar do Sr. Bento Coelho.
Em 1967, ele ingressou na Prefeitura Municipal de Queimadas, no Setor de Tributos, durante o período de gestão do Dr. Reinaldo Vicente de Sales (1966-1970).
Mainar José Lírio Coelho dedicou 37 anos de sua vida, de forma assídua, comprometida e responsável ao serviço público municipal.
Por ser de extrema confiança, em várias trocas de gestőes, ele assumiu a função de prefeito por um dia, onde nas cerimônias de posse, com a ausência dos alcaides que estavam encerrando os mandatos, era ele que passava as chaves da Prefeitura para os novos gestores.
No ano de 2010, Mainar aposentou-se do serviço público municipal, Setor de Tributos, cargo ocupado hoje por um de seus filhos, Eduardo José Nascimento Coelho.
Em 2014, Mainar sofreu uma grande perda que abalou a estrutura de toda a família, o falecimento de seu filho Silvio José, no interior de São Paulo, vítima de um acidente.
Ainda em 2014, no dia 19 de julho, Mainar José Lírio Coelho foi homenageado, merecidamente, em uma Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Queimadas, recebendo o título de “Cidadão Queimadense”.
O Sr. Mainar traçou em Queimadas uma linda história de amor, luta, trabalho e honestidade.
Mainar é um cidadão bastante religioso: católico, ele foi um dos fundadores do “Terço dos Homens”, no ano de 2005, movimento que vem crescendo muito na Paróquia de Santo Antônio das Queimadas.
Hoje, esse grande cidadão, bom pai, esposo e amigo completa 83 anos de vida e merece esta singela homenagem.
Mainar José Lírio Coelho faz parte de nossa história – da história de Santo Antônio das Queimadas!
Texto: professor Murilo Varjão – Colaboração: professora Maria Auxiliadora e professor Sérgio Antônio Coelho.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 16/04/2023
9 Comentários
Parabéns tio Mainar Coelho
Parabéns meu Padrinho que Deus abençoe sempre sua vida!
Parabenes Mainar!
Muitas felicidades e muitos anos de vida, saúde e paz.
Uma idade muito linda. Será que essa geração mais nova chega essa idade ?
Olá Mainar, boa noite!
Na caminhada da vida, aprendemos que o tempo é capaz de curar ou aprofundar feridas, de nos fazer maduros ou ranzinzas, de acumular conhecimentos ou preconceitos.
Não é o tempo, em si, que nos muda, mais a maneira como reagimos a sua passagem.
Que nesse novo ciclo você, passe a aproveitar o presente de uma maneira melhor a cada dia.
Parabéns e Feliz Aniversário.
Florisvaldo F dos Santos
Parabéns e muitas felicidades, Deus na sua infinita bondade lhe conceda saúde
BOM FILHO, BOM MARIDO, BOM PAI EU NÃO TENHO QUALIDADE PARA ESSE SER TÃO MARAVILHOSO QUE ÉS AMOOOOO MEU PAI .
Parabéns tio chuva de benção na sua vida hj e sempre.
Meus parabéns meu sogro quê Deus te abençoe sempre e tenha muitas felicidades saúde paz amor luz alegria um grande abraço.
Parabéns muitas felicidades!
Parabéns e que Deus continue abençoando!