Maria Bernadete Pacífico – Conhecida como Mãe Bernadete – Seu Terreiro fica dentro do quilombo foi invadido por suspeitos armados.
A ialorixá e líder da Comunidade Remanescente de Quilombo Pitanga de Palmares, em Simões Filho, foi assassinada na noite desta quinta-feira (17). Segundo testemunhas, bandidos armados invadiram o terreiro, amarraram pessoas e executaram a tiros Maria Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete.
Segundo uma fonte ligada à vítima, os bandidos fugiram levando os celulares dos familiares. Uma das moradoras do quilombo chegava ao local quando ouviu os tiros e se escondeu dentro de um carro. Ainda não há informações de quantas pessoas estavam no imóvel durante o ataque.
A deputada estadual Olívia Santana também confirmou a morte e usou as redes sociais para pedir uma investigação rigorosa do crime. “Não podem ficar impunes. Uma perda dolorosa e irreparável! Minha solidariedade aos familiares e à comunidade”, escreveu.
Mãe Bernadete era mãe de Flavio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como ‘Binho do Quilombo’, que foi assassinado em 2017 dentro de seu carro, em frente à Escola Centro Comunitário Nova Esperança, em Pitanga dos Palmares.
Fonte: https://www.correio24horas.com.br – Foto Crédito: Reprodução/@oliviasantana65
Blog do Florisvaldo Informação Com Imparcialidade – 17/08/2023
5 Comentários
Hoje mataram minha mãe Bernadete, do quilombo Simões Filho da Bahia. Uma senhora de idade inocente e de candomblé. Ela teve seu filho assassinado e hoje aconteceu com ela. Tô com meu coração em pedaços. Como pode um pessoa ter coragem de tirar a assim?
Walisson Braga
Mãe Bernadete, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares acaba de ser EXECUTADA dentro de casa e mais uma vez na frente das crianças tal como foi seu filho Binho anos atrás.
Estão absolutamente por nossa própria conta. Ninguém é capaz de proteger as vidas negras nesse país!!!
Gabriela Ashanti
Dona Bernadete Pacífico, mãe de santo e líder da comunidade Quilombola de Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, acaba de ser assassinada!
Em 2017 seu filho tb foi assassinada! Tudo por conta da disputa do território.
Laina Crisóstomo
Mãe Bernadete, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares acaba de ser EXECUTADA dentro de casa. Ela há 6 anos perdeu o filho Binho, outra liderança quilombola tb assassinado na frente de crianças da família. A sensação é de tragédia anunciada e total impotência.
Tatiana Lima
A Polícia Federal vai investigar o assassinato da líder quilombola Bernadete Pacífico, ocorrido na noite de quinta-feira (17), na cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador.
A PF informou que as investigações ficarão sob sigilo. Uma força-tarefa da Polícia Civil da Bahia também irá apurar o assassinato.