Na tarde deste domingo (03) foi registrado um incêndio de grades proporções em uma área rural de Itagimirim, no sul da Bahia, causando preocupação entre moradores e autoridades locais. Pelo menos três focos de incêndio foram identificados por volta do meio dia, e até o início da noite as chamas ainda avançavam pela mata.
Uma grande área, pertencente a empresa Veracel Celulose, foi atingida de forma intensa pelas chamas, exigindo o empenho de equipes de combate a incêndio por meio de caminhões e até um avião foi requisitado para ajudar a conter as chamas, que avançavam pela plantação.
De acordo com um funcionário de uma empresa terceirizada, o incêndio pode ter ocorrido de maneira criminosa.
AVIÃO FOI USADO NO COMBATE ÀS CHAMAS
Em Itagimirim, o incêndio teve a ajuda de um avião modelo Air Tractor AT-802 (Tamanduá), que é uma aeronave agrícola que também pode ser adaptada em versões de combate a incêndio ou armadas. O avião fazia voos rasantes e despejava enormes quantidades de água nas chamas.
ALTO NÚMERO DE INCÊNDIOS NA REGIÃO
As altas temperaturas no verão e o período de estiagem das chuvas favorecem o aparecimento de focos de incêndio, que tem sido comuns na região do extremo sul da Bahia, inclusive em Itagimirim, onde tem sido registrados diversos focos nos últimos dias.
Fonte: http://www.rastro101.com.br
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 03/13/2019